#445: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling

, em quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018 ,
A história começa narrando a vida normal que o Sr. e a Sra. Dursley levavam e o orgulho que tinham disso. Tudo ia bem na Rua dos Alfineteiros, nº 4. Dudley, o Duda, filho do casal é tratado com muita estima e cuidado, de forma que se tornou mimado quando cresceu.
Resultado de imagem para harry potter ea pedra filosofal capa brasileira livro
Os Potter também tinham um filho, da mesma idade de Duda que, infelizmente, ficou órfão antes mesmo que pudesse crescer envolto de amor de seus pais que não são em nada parecidos com os Dursley. São bruxos. Mas Harry Potter, nosso protagonista, herdou mais do que o sangue, herdou o coração de ouro dos Potter, que eram muito queridos por toda Hogwarts (depois percebemos que Harry herdou o talento e a força também).
Harry cresceu como um trouxa, denominação dada a todo aquele que não tem sangue bruxo, ou não usa magia. Todos os dias sofria o desprezo da família que o criara e era maltratado por seu primo e os amigos dele do colégio. Até que um dia tudo muda. Após infinitas tentativas de entrega de uma carta de convocação para estudar em Hogwarts, pois os tios negavam-se a lhe entregar qualquer correspondência que fosse; Hagrid, o guarda-caça da escola, o mesmo que o deixara ainda quando um bebê na porta dos Dursley, vai busca-lo para viver altas aventuras.
Quando no Caldeirão Furado, um barzinho de Londres, que não seria notado se não fosse Hagrid leva-lo até lá, Harry é tratado como uma celebridade, sendo logo reconhecido e cercado por pessoas no interesse de conhecê-lo e trocar um aperto de mão.
Depois de passarem por uma passagem secreta pela parede, se está no Beco Diagonal, um local para fazer as compras do material escolar exigido aos alunos e onde tem um banco com moedas próprias dos bruxos, Gringotes. Os Potter deixaram uma herança ao filho, uma boa quantia de dinheiro bruxo.
Após fazerem as compras, é chegado o dia de ir a Hogwarts. Trata-se da plataforma 9/2 (nove e meia) que o tio Válter e tia Petúnia não deixaram de comentar que os bruxos só podiam ser loucos, que não existia essa plataforma. Ou melhor, não é visível, é uma passagem pela parede entre as plataformas nove e dez, tem que atravessá-la. Graças a uma senhora gorduchinha e simpática de cabelos ruivos, Sra. Weasley, que trazia seus cinco filhos com igual cabelo de fogo, Harry pode embarcar.
Nesse momento em que estão no trem em direção a Hogwarts que conhecemos os outros dois protagonistas: Rony Weasley e Hermione Granger. Eles vivem implicando um com o outro, Herminone é meio mandona, talvez pelo fato de ser inteligente e esforçada, quer as coisas ao seu modo, como ela deve achar melhor. Rony é cabeça dura e não gosta de dar o braço a torcer e por isso não concorda fácil com as ideias de Mione. Também conhecemos os irmãos de Rony, Percy, o monitor certinho, e os gêmeos pestinhas Jorge e Fred.
Existem quatro casas em Hogwarts. Grifinória, fundada por Godric Griffindor, marcada pela coragem e ousadia, tem por símbolo o leão, as cores são vermelho e dourado e o fantasma é Nick Quase Sem Cabeça. Corvinal, fundada por Rowena Ravenclaw, os alunos são inteligentes e criativos, tem por símbolo a águia, cores azul e bronze, o fantasma é a Dama Cinzenta. Sonserina tem os astutos e determinados, símbolo a serpente, fundada por Salazar Slytherin, cores verde e prata, fantasma Barão Sangrento. E, por fim, Lufa-Lufa, onde estão os leais e justos, fundada por Helga Hufflepuff, cores amarelo e preto, símbolo o texugo, fantasma Frei Gorducho.
O Chapéu Seletor ao ser colocado para selecionar Harry, que pediu para não ser colocado na Sonserina, argumentou que ele seria um grande bruxo se assim não a recusasse, mas acaba por ser colocado na Grifinória, junto dos amigos Rony e Mione. Logo Draco Malfoy começa as implicâncias com Harry e não só ele, Crabbe e Goyle, seus amigos também, Filch e madame Nora, sua gata, supervisionam os corredores e vivem desconfiados de Harry. O professor Snape também não gosta do garoto.
Harry é chamado para ser o apanhador do time de quadribol da Grifinória e fica bastante satisfeito quando ganha uma Nimbus 2000 para jogar pelo time.
A trama gira em torno da busca pela Pedra Filosofal e de quem seja Nicolau Flamel. Tem o Espelho de Osejed, que mostra seu maior desejo. Harry vê seus pais e fica fascinado, indo cada vez mais visita-los. Alertado por Dumbledore de que apenas alimentava uma ilusão, Harry deixa de ir vê-los.
A desconfiança de Harry, Hermione e Rony de que Snape deseja a Pedra Filosofal para si é enorme, eles descobrem que ela está guardada por Fofo, um cão de três cabeças que fora de Hagrid, e a suspeita só aumenta quando Harry vê Snape pressionando Quirrel.
O livro é excelente, a escrita de J.K.Rowling é fascinante, espero que os fãs não fiquem chateados por eu não ter dado maiores detalhes, mas acredito que para quem não leu é importante que fique em suspense mesmo, haha. Acredito que o filme foi uma boa adaptação.

Nota: 5/5 – Favorito, sem dúvidas =)

Resenha da Ana Letícia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário