#440: 365 Dias Extraordinários – R.J. Palacio

, em terça-feira, 5 de setembro de 2017 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Ano: 2014

Sinopse (Skoob):
No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano, regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia.
É essa a inspiração que 365 dias extraordinários pretende levar ao leitor. A bela edição reúne uma coleção de preceitos que vão iluminar, confortar e desafiar cada um a se tornar uma pessoa melhor. São palavras de sabedoria pinçadas de fontes que vão desde músicas e grandes obras da literatura até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e de mais de cem dos milhares de leitores que enviaram seus preceitos à escritora R. J. Palacio.
365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração.


Você já leu Extraordinário?
Não? Por favor, leia! É um livro extraordinário, como o próprio título diz. É daqueles para reler todos os anos, pois há sempre uma nova lição a tirar, ou uma velha para relembrar. É um dos meus favoritos da vida!
Sim? Que ótimo, então você já sabe do que vou falar.

“Até os cachorros mais bravos podem ter medo de aspirador de pó.”

Sr. Browne é um professor da escola onde August Pullman, o protagonista de Extraordinário vai estudar.  É daqueles professores que marcam profundamente a maioria de seus alunos, do tipo que praticamente todos amam.
365 Dias Extraordinários é o seu livro.

“A beleza não está no rosto; beleza é uma luz no coração.”

O Sr. Browne leu, ainda na faculdade, as obras de um autor que marcou sua vida. Inspirado nos textos de Sir Thomas Browne e tentando atrair a atenção dos alunos, ainda em seu tempo de estagiário, o Sr. Browne mostrou aos alunos a frase:

“Carregamos dentro de nós as coisas extraordinárias que procuramos à nossa volta.”

Foi com o interesse dos alunos em debater esse preceito, que ele começou o costume de fazer esse tipo de atividade com todas as suas turmas. Uma atividade que se estendeu para a vida, pois ao final do ano, o Sr. Browne passou a pedir que seus alunos lhe mandassem preceitos em cartões postais durante as férias.
Alguns passaram a mandar mais que isso, mandando cartas ou e-mails e contando como certo preceito os fez refletir e mudar de atitude, ou expandiu seus horizontes e coisas do tipo. E é disso que o Sr. Browne fala aqui.

“Para o mundo, você é apenas uma pessoa. Mas para uma pessoa você pode ser o mundo!”

Mais especificamente, ele fala de algumas de suas memórias e das repercussões da turma do Auggie, então 365 Dias é uma continuação de Extraordinário. Mas dá para entender se você quiser ler só 365 Dias, você só vai ficar um pouco perdido em algumas referências dos textos do final dos meses.
Como assim? Deixe-me explicar a estrutura do livro.
365 Dias é uma agenda. Sem páginas em branco ou pautadas para escrever, mas o formato é basicamente o de uma agenda. É dividido pelos doze meses e cada página é um dia do ano, onde está escrito um preceito. Ao final de cada mês há um pequeno texto do Sr. Browne relatando algo importante.

“Cada um com a sua mania.”

Eu ouso dizer que é aquele tipo de livro que você lê uma vez inteiro para saber de tudo o que fala e depois você deixa sempre ao alcance para aquele dia em que precisa de uma inspiração ou força para enfrentar certo acontecimento. Nesses dias, pegue 365 Dias, abra em uma página aleatória e deixe o preceito internalizar. Pode ser que lhe ajude.

“O sucesso não vem de notas, diplomas ou de títulos de honra. Vem de experiências que expandem sua crença no que é possível.”

365 Dias não é tão perfeito quanto Extraordinário, mas é um ótimo complemento à história do Auggie e seus amigos. E até de certas inimizades do garoto também (quem leu Extraordinário sabe de quem estou falando). Então eu adorei ler um pouco mais sobre esses personagens que tanto amo.

“Seja ousado o suficiente para usar a voz, corajoso o suficiente para ouvir o coração e forte o bastante para levar a vida que sempre imaginou.”

E para quem não sabe, em outubro estreia o filme de Extraordinário com Jacob Trambley (de O Quarto de Jack) como Auggie, Julia Roberts como a mãe, Owen Wilson como o pai, além de outros grandes atores. Eu estou com enormes expectativas para esse filme, achando que será maravilhoso. Vamos aguardar para ter certeza. (E já me preparei para chorar no cinema. rsrs)

“Bons amigos são como estrelas. Você nem sempre as vê, mas sabe que estão ali.”

Em destaque estão alguns dos meus preceitos favoritos de 365 Dias, escolhidos entre vários dos post-its com os quais marquei o livro (quase 40 e se eu tivesse marcado todos os favoritos, acho que teria marcado metade do livro pelo menos).

Nota: 5/5 – favorito.

Livros relacionados:
Auggie e Eu
Somos Todos Extraordinários

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Setembro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário