#363: Feita de Fumaça e Osso – Feita de Fumaça e Osso I – Laini Taylor

, em segunda-feira, 6 de junho de 2016 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 382
Ano: 2012

Sinopse (Skoob):
Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.


Karou poderia ser uma garota normal que mora em Praga, estuda artes gosta de desenhar e pintar e está tentando se livrar de vez de um ex-namorado chato. Ela poderia ser uma jovem como as outras, não fosse por seus cabelos azuis vibrantes, a sua família e as tarefas que ela fazia para o homem que a criou desde bebê.
Brimstone, o homem que criou Karou, vive em uma loja especial que fica isolada do mundo humano por portais e ele é uma quimera. O que ele vende? Desejos. O que Karou faz para ele é negociar com vários de seus fornecedores no mundo humano, viajando a vários lugares diferentes e até remotos através dos portais. Ela só não sabe para que Brimstone usa os dentes que ela compra. Isso mesmo: dentes. Humanos e animais.
Apesar de sempre ter tido curiosidade, a jovem sabe que não adianta perguntar. Então ela segue vivendo uma vida normal em Praga e atendendo os chamados de Brimstone toda vez que ele precisa de Karou.
Porém, algo estranho está acontecendo e uma sensação de mudança permeia o ar. Marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas que escondem os portais para a loja de Brimstone. E Izîl, um dos fornecedores por quem Karou sente certa afeição, dá um aviso cáustico de que o quimera precisa ser avisado que “eles voltaram”. Mas a garota não sabe do que o homem está falando e, distraída por outras coisas, não fala nada com o chefe.
Akiva, um anjo, é uma das criaturas que está marcando as portas como parte de uma missão maior. Ele vê Karou saindo de um dos portais um dia e fica abalado por ela sem saber porque. A segue na intenção de matá-la por estar associada às quimeras, porém algum instinto seu não o deixa cumprir a tarefa e eles se veem envolvidos por sentimentos estranhos e confusos.

Sabem aqueles livros que te deixam cheios de curiosidade a cada página e você vai descobrindo as coisas aos pouquinhos, até que mais para o fim vem as grandes revelações? É exatamente desse tipo de livro que estamos falando aqui.
Cheguei à metade da leitura e, assim como a Karou – que é narradora-protagonista –, não sabia de quase nada ainda. Mas isso não me deixou chateada ou enrolando para ler, muito pelo contrário, eu queria ler mais e mais para chegar logo nas revelações. Então começaram as descobertas e, amigos, era um tiro a cada capítulo. Daí acontecem as coisas e termina e você fica “OMG, e agora???” e é assim que estou. Olho para o livro na estante e me pergunto “mas o que é que vai vir agora?”. (Infelizmente não tenho os próximos ainda para descobrir. rs Nem estou comprando, ou seja, vai demorar... kkk)
A narrativa da Laini Taylor é muito fluida e envolvente e me conquistou completamente. Os personagens são bem humanos, ou seja, não são completamente bons ou maus, apresentam falhas e facetas.
E a mitologia que ela criou com as quimeras e anjos me deixou encantada. É meio louco, mas funciona bem demais!
Um livro de fantasia maravilhoso, vão ler! Ah, a capa também arrasa!

Nota: 5/5.

P.S.: Livro 6/20 do Desafio Book Jar 2016

Trilogia Feita de Fumaça e Osso:
  1. Feita de Fumaça e Osso
  2. Dias de Sangue e Estrelas
  3. Noite de Bolo e Marionetes (extra – em ebook)
  4. Sonhos com Deuses e Monstros
Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Junho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário