#361: Magimákia – A Busca por Merlin – Rafael Lovato

, em terça-feira, 24 de maio de 2016 ,
Editora: Chiado Editora
Páginas: 250
Ano: 2015

Sinopse (Skoob):
“A busca por Merlin” é o primeiro livro da série de fantasia juvenil “Magimakía”, palavra goblin que significa “A grande batalha dos magos e bruxas”.
Nele, você acompanhará a jornada narrada por Oliver, garoto franzino de 15 anos que há pouco tempo atrás não sabia coisa alguma sobre magia, sofria bullying na escola e a menina pela qual era apaixonado, sequer sabia de sua existência.
Porém, tudo muda quando um goblin nanico, acompanhado de seu troll de companhia com costas bombadas, sequestra Oliver.
Sua única esperança de salvar o mundo e sua própria pele, além de poder voltar para casa, é descobrir o paradeiro do poderoso mago Merlin, desaparecido há mais de quinhentos anos!
Oliver precisará de toda ajuda possível. Sua esperança são as bruxinhas Avery e Violet que, diferente dele, sabem muito bem o que fazem quando o assunto é caldeirão, poções e bruxaria.
Teleporte-se a bordo desta fantástica aventura! Assim, você descobrirá o que de incrível e ao mesmo tempo trágico acontecerá ao jovem Oliver, e que afetará todos os magos e bruxas do universo!


O universo tem várias dimensões e muitos moradores diferentes. A cada cem anos há um torneio épico, chamado Duelos Élficos, em que várias raças – serafins, elfos, daemonianos e outros – lutam e o povo vencedor ganhar 100 anos para explorar um mundo sorteado no momento.
Há 500 anos, o mago Merlin Drake fez um acordo com o Conselho de Elysium para tirar Magus (a Terra) do sorteio. Por conta disso, ele – o mais poderoso mago de todos os tempos – fez uma magia sobre Magus e depois sumiu.
Com o poder dos magos diminuindo nesses 500 anos, a comunidade tentou encontrar o mausoléu de Merlin para libertá-lo. Porém as outras raças não queriam a volta dele e há muitos empecilhos para encontrar tal figura lendária, já que só algum de seus descendentes é capaz de descobrir o caminho.
É aí que chegamos à Oliver Drake, o último descendente vivo de Merlin. Ele tem 15 anos, é franzino e nunca ouviu falar em nada de magia ou outras dimensões ou qualquer coisa assim. Até que, em uma noite, um goblin e seu troll de companhia aparecem no quarto de Oliver e o sequestram.
Então começa a grande aventura em busca de Merlin. Será que Oliver saberá lidar com os desafios que serão dispostos a sua frente? Quem vencerá os Duelos Élficos?

Recebi esse livro em parceria direta com o autor e, de início, estava muito interessada em ler, pois a sinopse tinha me deixado intrigada. O formato da história é interessante: o Rafael Lovato recebeu a incumbência de traduzir livros que guardam a história de várias dimensões, assim ele divide os capítulos em traduções dos registros dos goblins e dos magos.
O problema, para mim, é diferente em cada uma das partes. Quando li os trechos escritos pelos goblins fiquei incomodada com o narrador muito intrometido. Nos textos dos magos eu fiquei mais e mais irritada com o protagonista, pois o Oliver é um adolescente muito imaturo e sem noção.
Com o passar da leitura, passei a me incomodar mais com o jeito do Oliver que com a narrativa dos goblins. Para vocês entenderem, uma situação: o garoto está quase sendo assassinado e está mais preocupado que garotas não percebam que ele não sabe de nada das outras dimensões do que perguntar quem são os seres que querem mata-lo, quais os poderes deles e como ele pode se defender.
Resumindo: eu adorei a ideia e acho que se tivesse sido construída de forma menos enrolada eu teria gostado bastante do livro, porém, do jeito como foi narrado, não me apeguei a ninguém e passei boa parte do tempo mandando o Oliver parar de ser besta e perguntar logo o que estava acontecendo.

Nota: 3/5.

P.S.: Para completar, não tinha chegado nem na metade da leitura ainda e o livro já tinha descolado inteiro da lombada. Pensem numa raiva!



Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Maio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário