#354: A Princesa Apaixonada – O Diário da Princesa III – Meg Cabot

, em quarta-feira, 27 de abril de 2016 ,
Editora: Galera Record
Páginas: 256
Ano: 2003

Sinopse (Skoob):
A Princesa Apaixonada é o terceiro volume da série iniciada com O diário da princesa, romance que deu origem à superprodução dos Estúdios Disney estrelada por Julie Andrews e Anne Hathaway - e um dos lançamentos mais vendidos pela Editora Record em 2002. Depois de sermos apresentados a Mia, uma adolescente normal que descobre ser, na verdade, a princesa Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, da Genovia, acompanharmos suas aventuras entre aulas de álgebra, lições de etiqueta e a fama repentina, é a vez de testemunharmos seus primeiros passos no universo da paixão.
Nos Estados Unidos, A Princesa Apaixonada chegou rapidamente às principais listas de best sellers, nas quais permaneceu por várias semanas, sendo considerado o melhor dos três livros de Cabot. A voz da personagem principal continua cativando adolescentes do mundo inteiro e a trama está mais deliciosa e divertida, repleta de referências à cultura pop americana.
Em A Princesa Apaixonada, Mia divide seu tempo entre três coisas: a preparação para sua irritante entrée na sociedade genoviana, sob a direção de uma não menos irritante avó; os congestionamentos de Manhattan, em Nova York, e as elaboradas desculpas para escapar de Kenny, seu namorado. Afinal, Mia, na verdade, está apaixonada por outro rapaz.
O livro é uma indiscreta espiadela num mundo totalmente selvagem. Cada página, o resumo perfeito das agruras e neuroses dos adolescentes. Desde amores não-correspondidos, até dias de cabelo ruim, passando por dúvidas existenciais e movimentos para salvar o planeta. Não esquecendo conflitos nada clássicos com os pais - a mãe de Mia está grávida de um de seus professores e o pai insiste que ela ande numa limusine com seguranças -, festas de arromba, roupas e ensaios para beijos franceses.


Mia começa um namoro com Kenny, seu parceiro na aula de Biologia, mesmo estando apaixonada por outra pessoa, o irmão de sua melhor amiga Lily Moscovitz. Para piorar a situação, Michael e Judith Gershner parecem muito íntimos aos olhos da protagonista, ela é presidente do Clube do Computador. O que afeta Mia é que ela acha que eles estão saindo, ou pior, namorando.
Ainda que bastante atarefada com assuntos escolares, namoro quase que unilateral por parte de Kenny, paixão não correspondida e dificuldade em álgebra, Mia continua recebendo cobranças de Grandmère, como a preparação de um discurso. No final do ano, ela irá à Genovia, ser apresentada e cumprir tarefas como uma genuína integrante da realeza.
Grandmère apresenta Sebastiano, um estilista de alta-costura genoviano, primo em segundo grau de Mia. Ele assumiria o trono se não fosse por ela. Engraçado é que a princesa cogita que ele conspira para sua morte e até trama para que seja acidental.
E tem o Baile Inominável de Inverno, para o qual Mia não foi convidada por Kenny. Isso a angustia mais e mais a cada dia, ele sempre evita o assunto e ela nem fala sobre, o que torna mais difícil o tão esperado convite.
Mia tem uma ideia: mandar cartas anônimas para Michael, ou melhor, cartões com poemas que tratem de seus sentimentos. E ela tem uma cúmplice nessa tarefa, Tina Hakim Baba, que escreve e coloca no armário dele.
Tina convence Mia a participarem as duas do Floco de Neve Secreto, que é realizado entre os alunos, em que o “floco de neve secreto” deve dar presentes até que chegue o dia em que revele sua identidade a outra pessoa. Mia recebe rosas amarelas deixadas na porta de seu armário, que Tina diz significar “amor eterno”. Ela pensa que seja Justin Baxendale, um garoto muito bonito, inteligente e popular, que sempre está por perto quando ela vai ao seu armário. Embora ela quisesse mesmo que fosse Michael.
O Carnaval de Inverno se aproxima e Mia está decidida a ir. Uma revelação é feita a princesa (ou seria só uma brincadeira de mal gosto?). Depois um grande mal-entendido no relacionamento dela e de Kenny vem à tona.
Os dias passam e o Baile Inominável de Inverno chega. Mia definitivamente não quer ir, mas uma pessoa consegue convencê-la a ir. No evento mais surpresas aguardam Mia o que tornou sua noite inesquecível.

O livro 3 me emocionou porque colocou em evidência os sentimentos da Mia, o relacionamento dela com o Kenny e seus pensamentos quanto ao Michael. Bastante divertido como sempre, deixando o gostinho de "quero mais" para o próximo livro.

Nota: 5/5.

Série O Diário da Princesa:
  1. O Diário da Princesa
  2. A Princesa Sob os Refletores
  3. A Princesa Apaixonada
  4. A Princesa à Espera
  5. A Princesa de Rosa Shocking
  6. A Princesa em Treinamento
  7. A Princesa na Balada
  8. Princesa no Limite
  9. Princesa Mia
  10. Princesa Para Sempre
  11. O Casamento da Princesa
Extras que saíram no Brasil:
Lições de Princesa
O Presente da Princesa


Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Abril. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário