#294: Extraordinário – R.J. Palacio

, em sexta-feira, 19 de junho de 2015 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


August Pullman é diferente. Ele tem dez anos, mas nunca foi a escola devido a um problema de saúde com o qual nasceu e que provocou a necessidade de várias cirurgias ao longo dos anos. Além disso, ele ficava doente com certa facilidade, então a mãe dele lhe dava aulas em casa. Porém ele está mais forte agora e não precisará de outra cirurgia tão cedo, e sua mãe não tem mais como acompanhar o que ele aprendia em um colégio, então, os pais de Auggie decidem que ele vai à escola.
Beecher Prep é uma escola particular e não muito grande que fica a dois quarteirões da casa de Auggie e é lá que ele vai estudar. August não está muito feliz com isso, pois sabe que as pessoas têm medo dele por causa de sua aparência e o evitam, porém ele é corajoso e acha que pode ser legal, afinal de contas, estudar num colégio.
Por sorte, Auggie tem pais, uma irmã e uma cachorrinha maravilhosos que ele sabe que pode contar para lhe apoiar. E, na escola, ele vai descobrir que o diretor Buzanfa é muito legal e compreensível e que tem pessoas que querem ser seus amigos, como a Summer e o Jack Will.

Auggie é especial! Eu me apaixonei por ele logo nas primeiras páginas e, Nossa!, queria muito conhece-lo! Ele dá ao leitor uma aula de gentileza, inteligência e humanidade. Sabe que não é comum para os outros, mas sua visão de si mesmo é de que ele é sim um garotinho comum que adora Star Wars e sua cachorrinha, Daisy.
A irmã dele, Via, também me conquistou de uma maneira que, na parte que ela narra, eu queria entrar no livro e abraça-la e dizer que tudo ia ficar bem e que ela tinha direito de sentir o que estava sentindo, porque aquilo acontecia.
Também quis entrar no livro e defender o Auggie de uns garotos idiotas que o trataram mal. Se desse, tinha sentado a porrada nos moleques! Ainda bem que ele tem o Jack e a Summer para defende-lo. E depois outros garotos e garotas da escola ficam seus amigos também.
Ai gente, Extraordinário é tão extraordinário! Sério! O título É a melhor palavra para descrever o livro e os personagens! É uma leitura que todos deviam fazer, das crianças menores aos idosos! O livro é lindo e o Auggie é completamente apaixonante em sua simplicidade de encarar a vida difícil que o aguarda.
Nem quero falar mais para deixar a magia toda para a hora que vocês lerem. Leiam! Leiam! Leiam!

Nota: 5/5 – favoritíssimo!



Leitura do Gêmeas Book Club de Novembro.

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Junho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário