#272: Desafio – Defiance #1 – C.J. Redwine

, em quarta-feira, 19 de novembro de 2014 ,


Editora: Novo Conceito

Páginas: 364

Ano: 2014



Sinopse (Skoob):

No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.




Tudo começa quando o pai de Rachel é dado como morto pelo Comandante Jason Chase, de Baalboden. Jared Adams era um mensageiro e rastreador especialista e perdeu o prazo máximo de uma missão. Isso, no mundo deles, tinha um único significado provável, a morte. Mas Rachel conhece seu pai e não acredita que ele se foi.

Ela quer sair da segurança dos muros de Baalboden para procura-lo, mas antes o Comandante nomeará um Protetor para ela, pois em sua sociedade as mulheres não têm permissão para andar desacompanhadas. Rachel espera que seu protetor seja o homem que ela considera como um avó, Oliver, porém o Comandante é imprevisível e ardiloso, além de ter o poder de fazer o que quiser com ela.

Além de Rachel e Oliver, o jovem Logan McEntire, aprendiz de Jared, é chamado para a leitura do testamento do homem. Ele foi acolhido por Jared após sua mãe ser assassinada pelo Comandante, e se dava bem com Rachel até que, algum tempo atrás, a jovem se declarou para ele e ele não correspondeu. Assim Logan e Rachel se afastaram.

O Comandante parece saber de tudo isso e nomeia Logan como o Protetor de Rachel. A jovem fica revoltada e tenta protestas, mas o mensageiro intervêm, assumindo sua posição, e a protege da ira do chefe de Baalboden. Ele é testemunha do que o homem pode fazer.

Agora Rachel precisa arquitetar um plano para escapar do Comandante e de sua extensa rede de vigias, se livrar de Logan – em quem ela não confia, cuidar para que Oliver fique em segurança, e procurar seu pai numa região inóspita e cheia de perigos.



Eu gostei muito de Desafio, mas não consigo definir o estilo do livro, pois pelo enredo não dá para saber se a história se passa em um mundo pós-apocalíptico ou se é ambientada em algum século passado com tecnologias mais avançadas (steampunk). Eu considero como Yong Adult distópico.

O estilo de escrita de C.J. Redwine me agradou bastante. Ela não explica tudo para partir para a ação depois, a história já começa agitada e C.J. vai explicando e introduzindo seu universo aos poucos. Além disso, ela construiu personagens densos e multifacetados.

O Comandante é o clássico homem poderoso que domina seu povo pelo medo. Logan é o herói atormentado que lutou muito para chegar onde chegou, é protetor e inteligente, mas não é o típico altruísta que precisa salvar tudo e todos, ele tem seus objetivos e foca neles. Rachel foi criada sabendo se defender, porém não sabia o quanto a morte de alguém e outros acontecimentos cruéis poderiam mudar uma pessoa.

Acho que já estou falando um pouco demais. Para quem gosta de universos um pouco fantásticos com muita aventura e certo drama e romance, acredito que vá gostar de Desafio.

Agora eu só espero que a Novo Conceito não demore muito a lançar o resto da trilogia.



Nota: 5/5.



Trilogia Defiance:

  1. Desafio
  2. Deception – ainda não lançados no Brasil
  3. Deliverance


Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Novembro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário