#257: Blue Smoke - Nora Roberts

, em quarta-feira, 23 de julho de 2014 ,
*Livro em inglês*
*Livro digital*

Sinopse (Skoob):
Reena, an arson investigator as a child, sees her family business burn down. Years later, she purchases a home in the old neighborhood where she meets her neighbor, Bo Goodnight. Meanwhile, she begins to get threatening messages from a psychopathic arsonist who knows a lot about her past. He makes several attempts on her life as well as those around her.


Tudo começa em Agosto de 1985, quando Catarina Hale vê a pizzaria Sirico’s, pertencente à sua família, pegando fogo. Ela tem apenas 11 anos, mas sua cabeça é ótima para detalhes e Reena conta tudo que observou para o investigador de incêndios John Minger. Com o que ela observou e as pistas encontradas por John, um vizinho vai preso.
Depois disso, a pizzaria foi reconstruída e ficou ainda melhor do que era. A família de Reena é de descendência italiana e tem o típico comportamento desse povo: todos ajudam no que podem e mantêm a família acima de tudo. A vizinhança também é cheia de italianos e todos se conhecem e se ajudam.
Reena cresce, vai para a faculdade e lá conhece um jovem por quem se interessa, Josh. Ele morre em um incêndio alguns meses depois deles começarem a namorar. Alguns anos depois, já formada na academia de polícia, Catarina começa a se envolver com Hugh, um bombeiro, que infelizmente é assassinado e queimado dentro do próprio carro. Mais anos se passam e Reena acabou de se tornar detetive na unidade de investigação de incêndios, quando o carro do homem com quem ela termina um relacionamento é queimado.
Todos esses incidentes nunca se conectaram na mente de Reena fora o fato de envolverem homens com que ela se envolveu, até que em 2005 ela, na primeira noite que passa na casa que acabou de comprar, recebe uma ligação ameaçadora de um homem que parece conhece-la bem.
Mas nem só de desgraças é feita a vida. Catarina é perfeitamente feliz quando pensa em sua família – seus pais, seus irmãos, cunhados e todos os sobrinhos – e em seu trabalho, pois desde o incidente na Sirico’s ela sabia que queria conhecer o fogo a fundo.
E quando ela se muda para a nova casa, tudo indica que sua vida amorosa pode mudar também por causa do vizinho do lado.
Bo Goodnight viu Reena de relance pela primeira vez em 1992, em uma festa na casa de uns universitários, naquele momento sua vida mudou, a música parou, o mundo parou e ele só conseguia ver a jovem loira de top rosa. Anos depois, ele novamente vê Reena de relance em um shopping e depois no trânsito, mas nunca consegue falar com ela, o que a transforma na Garota dos Sonhos. Até que em 2005, ele está trabalhando no seu quintal e dá de cara com ela ao se virar.
Catarina quase o prende, pois a reação dele ao vê-la tão perto parece de doido, mas Bo consegue se explicar e eles acabam conversando. Ao que tudo indica, pelo menos uma amizade sairá desse encontro e um ótimo trabalho na expansão da Sirico’s. Porém Bo quer mais que isso.

Eu conheci Blue Smoke assistindo ao filme produzido para TV na televisão à cabo e desde então queria ler o livro original, porém ele ainda não foi lançado no Brasil, assim isso era meio complicado, até que eu criei coragem – como vocês que acompanham o blog já sabem – para ler em inglês.
Como é um livro da Nora não tinha perigo de eu não gostar – todos que acompanham o blog também já sabem que sou suspeita para falar da minha divíssima –, portanto, cá está mais um livro nota 5 e favorito na minha lista.
Reena tem a criação italiana típica: está sempre próxima da família, os põe acima de tudo e de todos e não está nem aí para quem não consegue lidar com isso. O incidente na pizzaria da família, que abala todos os Hale profundamente, transforma a vida da garota e lhe leva à sua formação universitária e à escolha da sua carreira. Ela é uma mulher forte, que não se intimida diante das dificuldades e dos sofrimentos por que passa e que sabe se defender.
A família Hale, principalmente Bianca e Gib – os pais, é uma atração à parte no livro e dá até vontade de fazer parte do clã. Eles são unidos, mas brigam e implicam uns com os outros. E defendem os seus com unhas e dentes sendo preciso ou não.
Bo é O cara legal. Ele não é dos mocinhos mais apaixonantes da Nora, mas é fofo, carinhoso, atencioso, gentil e duro quando se trata de cuidar de alguém com quem se importa. Bo vem de uma família desestruturada, com a qual não tem muita ligação, mas a vida lhe deu dois amigos que se transformaram na sua família e ele sabe dar valor a isso.
Comparando com o filme, o livro é melhor e muito mais completo, é claro. Mas o filme é bem feito – considerando inclusive que foi feito para TV – e condensa bem a história, mesmo tendo vários detalhezinhos diferentes.
Quanto à leitura, foi tranquila. Esse já é meu oitavo livro em inglês e eu já peguei umas manhas para ler na língua estrangeira. Por ler no Kobo facilita ainda mais, pois o dicionário do aparelho ajuda na hora de entender certas palavras desconhecidas. Além disso, mesmo falando de incêndios criminosos, não tem tantas expressões próprias do meio investigativo, o que simplifica a leitura.
Agora vou torcer para que lancem aqui, pois o livro é muito bom, com uma carga intensa de suspense e uma relação familiar linda.


Nota: 5/5 – favorito.

Nenhum comentário :

Postar um comentário