#247: Tipo Destino - Susane Colasanti

, em quarta-feira, 11 de junho de 2014 ,
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… “Este livro me deu vontade de mudar minha vida.” THE TRUTH ABOUT BOOKS “Uma narrativa inteligente e rápida…” KIRKUS REVIEWS


Lani tem dois melhores amigos: Erin e Blake. Ela e Erin são amigas desde pequenininhas e passaram por um evento traumático que as ligou ainda mais há alguns anos. Com Blake a amizade cresceu há pouco tempo, mas Lani tem se sentido mais próxima dele ultimamente, que de Erin, até porque Lani é a única que sabe o grande segredo do amigo e o guarda à sete chaves.
As coisas vão bem até que Erin conta para a melhor amiga que está gostando de Jason e combina uma pizza para apresenta-lo a Blake e Lani. Durante esse jantar, Lani começa a conversar com Jason e descobre várias afinidades com ele. Depois disso eles passam a almoçar juntos na escola e um interesse que ela teima em negar cresce.
Está tudo sob controle até o momento em que as férias de verão começam e Erin viaja para um acampamento pelos dois meses de folga que eles têm. Lani tenta se manter afastada de Jason, mas sente falta dele como amigo, pois ele a entende muito bem e eles voltam a sair juntos, principalmente para lugares em que o pessoal da escola não vá para não gerar comentários que possam magoar Erin.
Será que eles conseguirão se manter apenas amigos? Como Erin reagirá ao voltar? O que o retorno das aulas para o último ano do colegial aguarda para Lani? Descubram lendo Tipo Destino.

O livro é legal, mas não é tão bom quanto Bem mais perto – meu preferido – e Esperando por você, que já li da mesma autora.
Apesar de não ter me empolgado tanto com a história, o que mais gosto no jeito da Susane escrever é que as protagonistas dela – que narram o livro em primeira pessoa – são bem reais, e com Lani não é diferente: ela é uma adolescente comum, cheia de sonhos e inseguranças, manias e dramas próprios da idade. Dá para ver que qualquer adolescente poderia passar pelo que ela passou e, no caso de Tipo Destino, esse é o ponto alto para mim.
Blake e Jason são bons personagens também. Eu realmente adoro e torci muito pelo Blake. Já a Erin eu nunca fui com a cara. Nem gostei de várias outras meninas da escola. Provavelmente me isolaria um pouco delas como a Lani.
O pior para mim foi o final rápido demais. Ficou muito corrido e tudo se resolveu muito rápido. Apesar de adolescentes serem volúveis, eu acredito que a situação não se resolveria tão subitamente como foi. E no último capítulo propriamente, para mim, faltaram alguns parágrafos na conversa de Lani com um certo alguém.
No geral, eu indico. =)


Nota: 3,8/5.

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Junho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário