#229: Metamorfose? – O Protetorado da Sombrinha #2 – Gail Carriger

, em quarta-feira, 5 de março de 2014 ,
Editora: Valentina
Páginas: 320
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com ALMA?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!


Contém spoiler do livro anterior.

Alexia está confortavelmente casada com Lorde Maccon há três meses já. Ela se ajustou satisfatoriamente bem à vida no meio da alcateia e ao seu serviço de muhjah, como representante preternatural, no conselho da rainha Vitória.
Tudo parece tranquilo até que a metade da alcateia que estava lutando na Índia volta e surpreende Alexia acampando no jardim frontal do Castelo de Woolsey, como seu marido já havia saído, Lady Maccon precisa lidar com o major Channing Channing e todo o regimento e fazê-los mudarem o acampamento para o jardim de trás.
Como se não bastasse essa invasão de lobisomens em seu quintal, Alexia dá de cara com uma onda de humanização assolando o centro de Londres durante a madrugada. Nas poucas horas que duraram a humanização, os lobisomens e vampiros residentes no centro da cidade voltaram ao estado mortal de suas vidas e vários fantasmas foram exorcizados.
A primeira suspeita dos conselheiros da rainha – o Potentado e o Primeiro-Ministro – cai sobre a própria Lady Maccon devido ao seu estado de preternatural, mas ela logo os faz perceber a lógica do absurdo dessa acusação. Então eles passam a suspeitar de uma arma perigosa.
Com sua investigação – sancionada por Sua Majestade – Alexia entra em contato com o bom amigo Lorde Akeldama e pede a ajuda dele e de sua rede de espiões. Ela conhece também, por meio de uma dica do Lorde Maccon, Madame Lefoux, uma chapeleira e cientista que entrega para Alexia uma sombrinha um pouco feia, mas cheia de novas e interessantíssimas utilidades.
Pouco depois de receber sua arma recém produzida, Lady Maccon empreende uma viagem de dirigível para a Escócia, pois seu marido viajou para lá sem avisá-la e a suposta arma parece ter ido na mesma direção, assim Alexia vai atrás de ambos a fim de proteger o marido e descobrir e desarticular essa arma.

Mais uma edição com a incrível qualidade da editora Valentina, capa e diagramação interna feitas com perfeição.
Alexia e Maccon continuam afiados em suas brigas e em sua cama. O casamento parece fazer bem aos dois. Ele, sendo um marido amoroso e cuidadoso, toma precauções para que sua querida esposa não se meta em problemas que possam feri-la, tendo o cuidado de disfarçar suas atitudes ou corre o risco de apanhar de sombrinha. Ela não mede esforços para descobrir quaisquer mistérios que apareçam em sua vida.
Vários dos personagens coadjuvantes do livro anterior quase não aparecem em Metamorfose?, apenas a Srta. Hisselpenny e Tunstell – o assistente pessoal de Maccon – aparecem com certo destaque. Uma coadjuvante que ganha destaque aqui é a Madame Lefoux.
Vou dizer logo que terminei o livro com bastante raiva do Conde de Woolsey, mas que depois de algumas horas e de ter refletido mais sobre o lado dele na situação, eu o entendo melhor e a raiva até passou, porém continuo ressentida em um certo nível. Torço para que ele e Lady Maccon resolvam o problema rapidamente no livro três (aliás, preciso dele para ontem!).
Metamorfose? é tão bom quanto Alma? e eu dei várias risadas com as situações e briguinhas do livro. Alexia está carismática como sempre e Maccon um gentleman, na medida em que seu estado licantropo permite.
Para quem gosta de livros cheios de fantasia e de novidades científicas em plena época vitoriana, a série O Protetorado da Sombrinha é uma ótima pedida.

Nota: 4,5/5.

Série O Protetorado da Sombrinha:
  1. Alma?
  2. Metamorfose?
  3. Blameless
  4. Heartless
  5. Timeless

Nenhum comentário :

Postar um comentário