#226: A Dança da Floresta – Wildwood I – Juliet Marillier

, em segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 ,
Editora: Prumo
Páginas: 376
Ano: 2008

Sinopse (Skoob):
Esta é uma história mágica, que transita entre um mundo mítico e um castelo na Transilvânia... Jena, uma garota de 16 anos, seu sapinho de estimação Gogu e suas quatro irmãs guardam um segredo: desde pequeninas, em toda noite de Lua Cheia, fazem sombras com as mãos contra uma pedra, abrindo um misterioso portal para uma floresta mágica, onde dançam com encantadoras e bizarras criaturas fantásticas. Porém, elas não imaginavam que suas vidas mudariam drasticamente: o pai adoece e, por recomendações médicas, vai para uma região onde o inverno é mais ameno. Jena e sua irmã Tati ficam encarregadas de cuidar dos negócios da família no castelo Piscul Dracului. As coisas vão bem até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle. Para piorar, sua irmã se apaixonara por uma das misteriosas criaturas da Clareira Dançante da floresta...


Jena é a segunda filha de Teodor, um mercador romeno, e é quem mais ajuda o pai com os negócios, ajudando a controlar o estoque e os livros caixas. Ela também ajuda a irmã mais velha, Tati, a cuidar do castelo Piscul Dracului – onde moram – e das três irmãs mais novas: Iulia, Paula e Stela.
Jena tem um sapo de estimação, Goku - ops! - Gogu, que apareceu na floresta atrás do castelo pouco tempo depois de um dia muito triste na vida dela e de sua família. Em uma tarde, quando tinha 5 anos, Jena brincava com os primos nas margens de Taul Ielelor – um lago rodeado de histórias sobre moradores estranhos e um Outro Reino – quando seu primo mais velho, Costi, se afagou. Dez anos se passaram desde esse dia e Gogu acompanha Jena por mais de nove deles, sendo seu melhor amigo e conselheiro.
Em toda noite de Lua Cheia, durante os nove últimos anos, Jena e as irmãs usaram um portal para ir ao Outro Mundo e dançar com duendes, anões, e outros seres mágicos na Clareira das Danças durante toda a noite, voltando para casa pouco antes do amanhecer e mantendo essas noites em segredo. Mas agora a Clareira está recebendo a visita dos Seres da Noite, criaturas de feições humanas, mas que deixam Jena muito desconfiada e temerosa. Ela teme que tudo mude.
E a jovem não se enganou. A primeira a mudar é Tati, que se encanta por Triste, um jovem do grupo dos Seres da Noite, e essa mudança faz a moça, antes prestativa, começar a se isolar das irmãs e viver em um mundo só dela. Outro que muda é Gogu, que passa a ficar cada vez mais fechado.
Além da mudança da irmã e de seu amigo, Jena tem que lidar com os negócios do pai enquanto ele viaja para uma cidade mais quente durante o inverno para cuidar da saúde, e com Cezar, seu primo que quer assumir Piscul Dracului e tomar conta de tudo, inclusive da vida dela e das irmãs.

A Dança da Floresta é um conto de fadas com todo aquele drama pelo qual a personagem central passa para aprender, amadurecer e vencer os testes que a vida lhe impõe. É uma história doce e cheia de magia.
Jena é uma jovem bastante amadurecida para a idade, mas em vários momentos as dúvidas sobre si mesma e seu instinto – alimentadas por acontecimentos fora de seu controle – me fizeram ter vontade de sacudi-la para faze-la abrir a mente e entender o que estava acontecendo.
Isso e eu ter descoberto os mistérios com certa rapidez me fizeram não dar cinco estrelinhas para o livro, mas não me fez curtir menos a história. A Dança da Floresta é o livro ideal para quem gosto de revisitações aos contos de fadas infantis. E eu só não falo mais de todos os personagens porque terminaria dando muitos detalhes. rsrs

Nota: 4,3/5.

Série Wildwood:
A Dança da Floresta
O Segredo de Cybele
(até onde procurei não encontrei informação de um terceiro livro.)

Esse livro foi escolhido pela Luciana como leitura de fevereiro do GBC.

Nenhum comentário :

Postar um comentário