#189: Sereia - Siren #01 - Tricia Rayburn

, em sexta-feira, 27 de setembro de 2013 ,
Editora: Verus
Páginas: 306
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.


Vanessa Sands passa seus verões com a família em Winter Harbor desde pequena. Lá ela e Justine, sua irmã, se juntam aos irmãos Simon e Caleb Carmichael para aproveitar a temporada. Justine e Caleb são namorados e junto de Simon são aventureiros e corajosos. Já Vanessa tem muitos medos, na verdade, medo de tudo, principalmente desde um acidente ocorrido há dois anos.
A estação mal começou e o grupo já vai para os penhascos de Chione, de onde Justine e Caleb pulam para um lago. Vanessa não tem coragem de fazer o mesmo e, apesar de a irmã e os amigos quererem que ela se aventure, eles não a recriminam. Uma tempestade chega e eles voltam para casa. No dia seguinte, Justine é encontrada morta no lago dos penhascos, onde se suicidou.
Os Sands, arrasados, voltam para Boston e, alguns dias depois, Vanessa descobre coisas no quarto da irmã que a fazem se perguntar se realmente conhecia a irmã. Para tentar responder a suas perguntas, Vanessa volta sozinha para Winter Harbor com a intenção de falar com Caleb, só que chegando lá ele está desaparecido.
É aí que Vanessa e Simon se unem para investigar e descobrir os mistérios por trás do suicídio de Justine e do sumiço de Caleb.

Confesso que comecei a ler Sereia achando que seria mais um Young Adult tradicional em que logo saberíamos que seres fantásticos estariam envolvidos e tal, mas fui surpreendida ao encontrar um livro de mistério. E fiquei feliz, pois isso deixou a história original.
Vanessa tem tudo para ser aquela protagonista fraca e que depende dos outros para tudo, mas se mostra mais corajosa e ousada do que ela mesma acredita. Simon é um ótimo protagonista, inteligente e centrado, mas não me arrebatou. Eu gosto demais dele e tudo, mas não roubou meu coração.
Num geral, adorei os personagens, a narrativa é muito bem escrita e envolvente. Estou bem curiosa para ler a continuação – Encanto – ainda mais depois de ver que algumas amigas avaliaram Sereia muito bem e baixaram muito a nota do segundo no Skoob, comparativamente.


Nota: 4,8/5.

Nenhum comentário :

Postar um comentário