#188: A Caçada - Isaac Bell #01 - Clive Cussler

, em quarta-feira, 25 de setembro de 2013 ,
A Caçada – Isaac Bell #01 – Clive Cussler

Editora: Novo Conceito
Páginas:
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
Por décadas, Clive Cussler vem deleitando leitores com romances repletos de suspense, ação e pura audácia. Agora, ele faz isso novamente, em um dos mais loucos e estimulantes thrillers de época dos últimos anos. O governo norte-americano contrata a renomada Agência de Detetives Van Dorn e seu agente igualmente renomado, Isaac Bell, para capturar um lendário ladrão de bancos conhecido como Assaltante Açougueiro.
Este assassinara homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhuma pista nem testemunhas. O detetive Bell lidera a busca e finalmente descobre a verdadeira identidade do Assaltante Açougueiro. E nesse momento inicia-se a verdadeira caçada.
Com um enredo intrincado, dois vilões extraordinários e a assinatura de Cussler em reviravoltas surpreendentes, A Caçada é o trabalho de um mestre no auge de seu talento.


O Assaltante Açougueiro já roubou vários bancos pelo oeste dos Estados Unidos e matou várias pessoas no processo, sem se importar com idade ou sexo. O governo não sabe mais para onde seguir com as investigações, já que não tem pistas ou testemunhas, assim contrata a Agência de Detetives Van Dorn na pessoa de seu melhor detetive, Isaac Bell.
Bell viaja para Denver e lá instala o centro de operações coordenando as atividades de vários outros detetives da agência.
Os roubos milionários não deixam nenhuma pista, pois o assaltante mata todos que estão no banco no momento. As pessoas das cidades – pequenas e formadas pelos mineradores de ouro – não conseguem dar descrições consistentes de algum estranho que tenha passado pelos locais nos períodos dos roubos.
Tudo parece um beco sem saída até que uma criança diz ter visto o assaltante e que ele não tem um dedo mindinho. Daí Bell, usando suas habilidades dedutivas e análise de personalidade do criminoso, começa a reunir pequenas pistas até descobrir quem está por trás dos sofisticados roubos.
Durante a investigação, Isaac conhece Marion Morgan, uma jovem secretária que mora num bairro boêmio de São Francisco, e por quem o detetive se encanta à primeira vista.

A história se passa em 1906, o que deixa a investigação ainda mais interessante, já que não há celulares, internet ou mesmo aviões de passageiros, fazendo as viagens necessárias à investigação serem mais demoradas e os detetives dependerem basicamente de testemunhos e instinto.
Nesse ano há algumas inovações na criminalística como usar as impressões digitais como provas e o conceito de sociopatia ser desenvolvido para descrever determinados criminosos.
Fora os aspectos mais ligados à investigação, os personagens são extremamente carismáticos – adoro Isaac – e aprofundados a medida que a narrativa continua. A escrita é ágil e envolvente, o que torna o livro muito bem escrito.
Esse é o segundo volume da série que leio – o primeiro foi O Espião –, sendo o primeiro em ordem cronológica.

As Aventuras de Isaac Bell:
The Chase – 2007 – A Caçada (2013)
The Wrecker – 2009
The Spy – 2010 – O Espião (2012)
The Race – 2011
The Thief – 2012
The Striker – 2013


Nota: 5/5.

Nenhum comentário :

Postar um comentário