#161: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

, em quarta-feira, 3 de julho de 2013 ,
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…


Clay Jannon está desempregado. Ele começa sua busca por um novo emprego cheio de especificações, rejeitando muitas vagas, mas a medida que não consegue nada, diminui suas expectativas até que um dia, caminhando pelas ruas de São Francisco, lê uma placa de oferta de emprego na vitrine de uma livraria e entra na loja.
Essa vem a ser a Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra. Diferente das demais lojas do mesmo tipo, suas estantes são verticais e tão altas que chegam a entrar nas sombras. Além disso, Mr. Penumbra não tem livros da moda nas prateleiras e a maioria dos livros dispostos não estão à venda.
Apesar de achar tudo muito estranho, Clay acaba aceitando o emprego e é aí que as coisas ficam ainda mais estranhas. Os clientes de Mr. Penumbra não são exatamente pessoas normais. Eles entram na loja trazendo um livro do “Catálogo Pré-histórico”, como Clay chama as obras não vendáveis, e pedem por outro também do Catálogo, muitas vezes gritando e, as vezes, não falando coisa com coisa.
Apesar da regra clara de não olhar os livros do Catálogo Pré-histórico, a curiosidade de Clay, associada à do seu amigo Mat, vence e eles abrem uma das obras, encontrando apenas um monte de letras misturadas que mais parecem um código complexo.
O que tudo aquilo significa? Porque o Mr. Penumbra não tem um catálogo de vendas melhor? Clay vai aguentar trabalhar por muito tempo na loja? Descubram lendo A Livraria 24 Horas de Mr. Penumbra.

A obra de Robin Sloan é uma aventura em meio a livros e sociedade secreta e pactos e amizade. Receita perfeita? Sim, posso dizer que sim. O livro não entrou para os favoritos nem ganhou cinco estrelas, mas é ótimo.
Divertido, com mistério e personagens legais é um ótimo passatempo. Além de mostrar para nós os segredo da imortalidade e o verdadeiro valor da amizade.
Outra vantagem é que é livro único pessoal! Não tem continuação, coisa que quase não acontece hoje em dia. rsrs


Nota: 4,3/5.

Nenhum comentário :

Postar um comentário