#156: Esperando por Você - Susane Colasanti

, em sexta-feira, 14 de junho de 2013 ,
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek - o amor da sua vida - a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?
  


Marisa voltou do acampamento de verão decidida a arranjar seu primeiro namorado e, como há vários anos, faz um pacto com sua melhor amiga, Sterling, de que as coisas serão diferentes nesse ano, ainda mais depois de ter passado o ano anterior sendo tachada de esquisita por causa de problemas psicológicos.
E parece que, realmente tudo será diferente: o cara de quem ela gosta se separou da namorada e está dando atenção à Marisa, ela voltou a falar com um amigo de infância, começou a trabalhar e seus pais se separaram – o que não é bom.

Basicamente, a história é essa: Marisa é uma jovem disposta a mudar sua imagem frente aos outros e até a si mesma, e a realizar um de seus desejos, que é ter um namorado. Só que nem tudo é fácil, é claro.
O pai, que é o seu familiar mais próximo e que melhor a entende, sai de casa depois de ele e a mãe de Marisa decidirem se separar. Sterling, a melhor amiga de anos e anos, parece estar se afastando. Um garoto de quem Marisa já foi amiga se declara para ela, mas ela está interessada em outro rapaz, que antes parecia não vê-la e começa a dar atenção a ela.
Isso poderia levar uma garota de 16 anos a surtar, mas Marisa aguenta bem.

Marisa é uma personagem muito bem construída. Ela é claramente uma adolescente descobrindo o mundo e comete erros, machuca algumas pessoas e sai machucada de outras situações, se lamenta, mas isso não a torna chata – daqueles personagens que só sabem chorar e esperar o príncipe no cavalo branco –, a torna real.
Os demais personagens também são muito bem construídos, mas esses eu acho melhor vocês irem conhecendo e entendendo quando lerem o livro, pois a narrativa é em primeira pessoa e as ações dos outros estão diretamente relacionadas às atitudes de Marisa.
O que mais me chamou a atenção foi a narrativa em si. O livro é como se fosse um diário da Marisa, sem ser escrito em formato de diário. Mais como se a cada capítulo ela contasse um acontecimento marcante e algumas coisas do passado que possam estar relacionadas com esse acontecimento, assim o final de cada capítulo é levemente abrupto e não exatamente ligado ao capítulo seguinte (diferente da maioria dos romances em que claramente se nota a linearidade dos fatos podendo se perceber até se passou muito tempo entre uma cena e outra ou não), mas isso não atrapalha em nada a leitura, na verdade, minha impressão é que deixa até mais ágil.
Além de tudo, é um romance adolescente bem fofo e que fala um pouco de depressão – o que é muito interessante, apesar de não abordar o problema profundamente – e de como é preciso lutar para superar essa doença e não se deixar abater por ela novamente.
Indico mesmo!


Nota: 4,5/5.

P.S.: Sorteio Amor está no ar vale esse livro e Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido.

Nenhum comentário :

Postar um comentário