Artigos de Colecionador #1

, em segunda-feira, 19 de novembro de 2012 ,

Olá, colecionadores de histórias! Vamos inaugurar uma nova coluna no blog: "Artigos de Colecionador"! Percebemos que há seções de resenha, de lançamentos, de filmes-livros, nossa, temos até um banquinho de Chapéu Seletor por aqui, mas não tínhamos um lugar para filosofar sobre teorias, estudos literários, rankings, enfim, todas essas outras coisas que existem no universo de leitores e escritores, mas não ganham muito destaque diante do aspecto comercial do nicho. Por isso, criamos essa coluna de artigos mais-ou-menos mensal, cujo objetivo é falar de, basicamente, qualquer coisa interessante sobre a velha arte da tinta e do papel. Ou do dedo e do teclado. Hmm. Que seja.

Vamos falar de mitos e fatos que inspiraram livros famosos, processo criativo, tipos de escrita (e de escritor), concursos e prêmios literários, NaNoWriMo e afins, fanfiction... Aliás, quem tiver uma boa ideia que mereça pesquisa e opinião fundamentada, manda para coledehistoria@gmail.com ou para o nosso Twitter @Miloquices! Nós daremos um jeito de escrever todo um projeto de pequisa a respeito dos temas que vocês acharem dignos de discussão!

E o nosso primeiro Artigo de Colecionador será uma homenagem (atrasada) ao Halloween! É mai s uma listinha de sugestão e opinião do que um artigo propriamente dito, mas eu já estava com vontade de fazer algo assim e achei a data (que já passou) muitíssimo apropriada! Então, sejam bem-vindos ao TOP DO HORROR, MWAHAHAHA! Dividido entre autores, livros e personagens (por raça. Err. Espécie? Classificação ectoplasmática? Plano de existência?).

AUTORES DE TERROR E MISTÉRIO QUE VOCÊ PRECISA LER:
  1. Stephen King. É o verdadeiro rei do gênero suspense e mistério; consegue deixar os leitores com aquela sensação deliciosa de estar sentado na ponta da cadeira durante toda a leitura. Os livros dele são, em geral, bastante pertubadores, dando aquela impressão de que você está lendo uma versão literária de "Hotel Califórnia", só que aterrorizante. Por essa mesma razão, os livros dos filmes são igualmente fascinantes. Aposto como todo mundo aqui já assistiu "O Iluminado". Pois é.
  2. Edgar Alan Poe. Quase o precursor do gênero, escreveu contos muito interessantes, praticamente atemporais, recheados de mistério!
  3. Charlaine Harris. É isso mesmo, a autora dos livros de Sookie Stookhouse é uma entusiasta do gênero de mistério típico do sul dos Estados Unidos, especialmente nos arredores de Nova Orleans. Praticamente todos os livros da moça envolvem magia negra, cadáveres e seres sobrenaturais. Uma delícia!
Lista feita pensando em qualidade e quantidade! Claro que existem obras primas do terror boiando por aí, mas esses citados praticamente fizeram de suas vidas e obras uma grande noite de histórias de terror ao redor de uma fogueira!

LIVROS DE TERROR E MISTÉRIO QUE VOCÊ PRECISA LER:

Olha só, aqui a coisa complica porque existem INÚMEROS livros do gênero por aí, todos MUITO bons, desde os infantis (tipo A Maldição da Coruja, alguém já leu? Aquele livro me deixou traumatizada, em busca de finais felizes forever) até os hardcores, adultos, com muito sangue e morte. Para deixar a lista mais democrática, vou tirar dela os clássicos, como Frankestein, Drácula e a lista do Stephen King, e também não vou falar muito de livros-estrangeiros-que-deveriam-ser-publicados-aqui, como a série Ghost Hunt da Fuyumi Ono (QUE ME FEZ TER PAVOR DE CASAS COM PORTAS DEMAIS, TÁ LEGAL, EU SÓ ENTRO EM CASA COM MENOS DE 10 QUARTOS, FALOU?).

Além disso, melhor dividir por, err, raça?
  • VAMPIROS - Nada de Crespúsculo, Vampire Academy, House of the Night; se a sua ideia é ler TERROR sobre vampiros ao invés de dentucinhos apaixonados por adolescentes, leia Anne Rice. Mais precisamente, o livro übber-delicioso dela: O Vampiro Lestat. Com Rice, você verá uma mitologia de vampiros que agrada a quase todos os entendidos do gênero, baseada firmemente nas lendas, e com personagens adequadamente atormentados pela sede de sangue e pela imortalidade.
  • LOBISOMENS - Não achei muitos livros nacionais sobre lobisomem que dessem meeeedo, medo. Talvez por eles se tornarem "animais", a coisa acabe sendo menos assustadora. Dos livros decentes que focam principalmente nos lobos ao invés de simplesmente incluí-los na horda sobrenatural (como em Vampire Diaries, Crepúsculo e TMI), os mais legais são os do universo da Mercedes Thompson, da Patricia Briggs.
  • FANTASMAS - Por incrível que pareça, uma das histórias mais divertidas sobre fantasmas que já li foi a série A Mediadora da Meg Cabot! Não vou nem comentar muito sobre porque a história é curtinha e qualquer informação é spoiler!
  • BRUXAS - Qualquer conto de fadas de origem russa em versão original já é o suficiente para deixar a pessoa colocando sal nas frestas das portas, garanto.
E por fim, a lista mais legal:

MELHORES PERSONAGENS SOBRENATURAIS DE TERROR E MISTÉRIO PARA PERIGUETISMO LITERÁRIO
ou
MISTER/MISS TRAVESSURAS E GOSTOSURAS

MISTER VAMPIRO - Não foi dessa vez, Edward: o vampiro mais delícia de todos os tempos se chama Lestat, da obra de Anne Rice. A personalidade dramática e francesa dele, aliada ao seu status de astro do rock (assim, uns 800 anos depois dele ter sido feito, né), torna impossível não amar o cara. Ele tem todo o charme e a malícia dos vampiros, aliados à vontade de viver e à angústia de quem já foi humano. Fora que é gatão. Quero dizer, hello, o Tom Cruise fez o Lestat em Entrevista com um Vampiro.

MISTER LOBISOMEM - Abram alas para Adam Hauptman (Mercedes Thompson), o macho alpha mais perfeito do último, err, século. Dois séculos? Hmm. Ele foi criado na década de 50, então, tem todo o cavalheirismo e, err, o machismo da época, o que não atrapalha em nada seus modos de predador animal rábico.

MISTER FANTASMA - Jesse de A Mediadora ganha essa parada facinho, facinho. Além de ser um protagonista, ele participa muito mais da história do que a maioria absoluta dos fantasmas de qualquer livro de terror. Fora que ele era um cowboy. A Anna de Anna Dressed In Blood não ganhou prêmios porque ainda não tem versão em português.

Estou até agora procurando um Mister/Miss Bruxa/Bruxo que não seja de Harry Potter.

P.S.: Escrevi esse negócio no 165º Aniversário de Bram Stoker. ISSO É UM SINAL.

Nenhum comentário :

Postar um comentário