#81: Bem mais perto - Susane Colasanti

, em segunda-feira, 30 de julho de 2012 ,
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Ano: 2012

Sinopse (Skoob):
Quando Brooke descobre que o amor de sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela — e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.


Brooke Greene mora em Nova Jérsei, mas o sonho da sua vida é morar em Nova York, a cidade logo depois do rio Hudson. Ela mora com a mãe e há seis anos não tem contato com o pai, apesar de ele morar logo ali, depois do rio.
Ela está apaixonada por Scott Abrams. Ele estuda na mesma escola que Brooke e ela tece vários planos para contar tudo para ele. Quando se considera pronta para se declarar, descobre que Scott está se mudando para Nova York e o mundo dela se desestabiliza. Isso é no inicio do verão.
No fim do verão, usando a justificativa de que a escola em Nova York próxima ao apartamento do pai seria mais desafiadora, Brooke consegue se mudar para a cidade de seus sonhos. O verdadeiro motivo – pelos menos o que ela acredita ser – é seguir Scott. Ela não sabe onde ele está morando, nem onde ele vai estudar, mas se muda mesmo assim.
Por um acaso do destino, eles estudam na mesma escola e têm até uma aula juntos. E moram em ruas próximas. Então, Scott – que não sabia nem que Brooke existia – passa a falar com ela na aula “Fora da Caixa”, uma aula sem matéria definida que dá ênfase a desenvolver a criatividade dos alunos, ministrada pelo Sr. Peterson.
Essa passa a ser a aula preferida de Brooke, pois é a única que faz seu cérebro realmente trabalhar. Todas as outras matérias não desafiam Brooke a fazer coisas novas e são até entediantes, sempre foram. Ela tem muita facilidade em tudo e, apesar disso, tira notas medianas pois queria se encaixar na sociedade discente. Ela aprendeu a mascarar sua inteligência ainda na infância, quando percebia os outros alunos olharem diferente para ela.
Na escola nova, Brooke conhece Sadie, que é alguém com quem Brooke não imaginaria se relacionar antes de se mudar, pois Sadie é otimista, está sempre para cima e presta gentilezas gratuitas para todos, sem se importar em receber nada em troca. Ela percebe que Brooke faz os exercícios com muita facilidade e a convence a dar monitoria.
Na monitoria Brooke começa a trabalhar com John, um garoto inteligente e apaixonado por Nova York, que apesar de saber muitas coisas tem dificuldade em expressar suas ideias, principalmente na escrita.

Bem mais perto mostra que se você for atrás dos seus sonhos, eles podem acontecer.
Brooke sempre quis morar em Nova York e, apesar de ir pelo motivo errado, acaba realizando seu sonho e se redescobrindo na Grande Maça. É lá que ela faz novos amigos, apesar de não querer. Amigos esses que percebem seu potencial e querem vê-la usa-lo de verdade. É também em Nova York que ela finalmente descobre o que quer para sua vida e com o que vai trabalhar.
Sadie e John a ajudam a se tornar uma pessoa melhor. Ela também os ajuda a ganhar confiança – coisa que ela sempre teve – e eles se tornam um grupo de amigos verdadeiros. Scott também ajuda de alguma formam. Desculpem não falar muito dele, mas eu não consigo gostar dele o suficiente para que ele mereça mais atenção minha.
Os warm fuzzies – bilhetes divertidos que servem para agradecer ou encorajar ou apoiar as pessoas – que Sadie introduz na vida de Brooke e o lema de John ajudam a personagem principal a evoluir e a decidir explorar todas as possibilidades que a vida pode lhe dar.
Acredito que vocês tenham percebido que gostei bastante do livro. Além da história em si, o texto é de uma simplicidade tal que me envolveu bastante.
Para encerrar, um warm fuzzie especial para os Coles:


Nota: 4,5/5.


Nenhum comentário :

Postar um comentário