#77: Resposta Certa - David Nicholls

, em segunda-feira, 16 de julho de 2012 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2012

Sinopse (Skoob):
O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais...


Brian Jackson chegou à idade adulta e está indo para a universidade. Para um jovem de Southend cuja família não tem condição financeira muito boa, receber uma bolsa integral é uma honra. E o sonho de Bri é participar do Desafio Universitário, programa de perguntas sobre conhecimentos gerais que ele assistia com o pai durante a infância e adolescência.
Em sua cidade natal ele deixa a mãe e os amigos de colégio, Spencer e Tone. Com os amigos, Bri curtiu noitadas de bebedeiras épicas e dias de ressacas monstruosas. Além de boas recordações.
Na universidade Brian cursa Literatura Inglesa. Ele mora com dois colegas de casa, Josh e Marcus – fazedores de cerveja caseira. É lá também que ele conhece Rebecca, uma ativista do partido socialista, Alice, que cursa Artes Cênicas é da equipe do Desafio, Lucy e Patrick, ambos também da equipe do Desafio.
Brian se considera adulto e acredita estar pronto para os amores de juventude, os desafios da vida universitária e tudo o mais que ele considera que um jovem com recém completos 19 anos deve fazer e saber.
Para saber de todas as presepadas em que Brian se envolve leia Resposta Certa.

Brian é um idiota. No sério! Ele passa o livro todo cometendo erros bobos e brigando e fantasiando e concertando as coisas e bagunçando tudo de novo. Mas é justamente isso que mais gostei em Resposta Certa.
O personagem é real! É como outros garotos de 19 anos: afoitos e regidos pelos hormônios. Além disso, ele não entende as mulheres. Não capta os sinais que as personagens com quem se relaciona passam e mete as mãos pelos pés. E é isso que é engraçado no livro.
Outra coisa que me atraiu bastante foi a história toda contada por ele. São os pensamentos e lembranças de Brian que acompanhamos e isso não é tão comum num período em que a maioria dos livros, até os de aventura, tem como personagens principais garotas – pelo menos a maioria dos que tenho lido.
Além dos personagens em si, também adorei ler um livro em que não há celulares e computadores envolvidos nas cenas. Eles se falam por bilhetes, telefone fixo dos alojamentos, cartas e postais. Escutam vinil e fitas cassete. Carregam livros por aí. É quase como uma volta no tempo.
Uma reclamação: mais um livro da Intrínseca com erros de revisão. Aqui parecem ser lapsos do tradutor, pois há confusão no uso de tempos verbais, sendo usados passado e presente numa mesma frase deixando a construção um pouco esquisita. Eu passei por cima desses erros sem muitos problemas.

Nota: 4/5.


Nenhum comentário :

Postar um comentário