Resenha #47: Linhas - Sophia Benett

, em terça-feira, 10 de abril de 2012 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 248
Ano: 2010

Sinopse (Skoob):
A paixão da Nonie é a moda. Edie quer salvar o mundo. Janie ganhou um papel num filme de Hollywood. Certo dia, três melhores amigas conhecem Crow, uma garota refugiada da guerra civil em Uganda, que se veste com tutu e asas de fada e desenha vestidos fantásticos - é quando têm a chance de realizar algo realmente grandioso e, com isso, tornar todos os seus sonhos realidade.


O livro começa com Nonie, apresentando suas amigas e a si mesma aos leitores. Ela é filha de uma ex-modelo internacional e tem certeza que sua vida adulta será construída no mundo da moda. Apesar de não ter nenhum talento para desenhar, se vê como estilista e usa roupas customizadas por ela própria e cheias de estilo.
Edie trabalhará nas Nações Unidas e está fazendo de tudo para entrar em Harvard, o que significa que ela estuda muito, lê mais ainda, participa de todas as atividades extras possíveis e ainda administra um blog em que defende várias causas humanitárias.
Jenny fez um filme hollymoodiano e trabalhou com o Casal Mais Quente de Hollywood e o Novo Símbolo Sexual Adolescente. No momento ela está as voltas com os modelos para as premières em Londres, Nova York e algumas outras capitais do mundo.
Elas têm quatorze anos e estudam juntas. Apesar das características totalmente diferentes, são amigas muito próximas e estão sempre juntas ou trocando mensagens.
Edie está ajudando uma garota de Unganda que é dislexa a melhorar seu rendimento, mas a garota é muito calada e passa todo o tempo desenhando. Jenny e Nonie a conhecem na galeria V&A, onde Crow desenha algo inspirada num dos vestidos preferidos de Nonie.
Para ajudar Edie em sua tarefa, a narradora propõe a ida de Crow a sua casa, pois elas duas gostam de moda. A garotinha de doze anos fica encantada com o acervo de livros de moda de Nonie e começa a se abrir com as amigas.
Nós conhecemos ainda o irmão de Nonie, Harry, que faz faculdade de arte e está pensando em se graduar em fotografia, além de tocar bateria e trabalhar de DJ de vez em quando. A mãe deles, que agora agencia artistas e não passa muito tempo com os filhos estando sempre as voltas com seu blackberry. E a avó deles, que tem uma coleção incrível de vestidos de ateliês consagrados.

A história gira em torno da ajuda que Edie e Nonie dão a Crow, apresentando-a para o mundo como uma grande estilista, e da relação da narradora e personagem principal com suas amigas.
Vemos uma garota tentando salvar as Crianças Invisíveis da África, outra agenciado a mais nova estilista de Londres e a terceira passando pela fama instantânea de ter atuado em um filme com figurões hollywoodianos. Além disso, todas continuam estudando e mantendo suas notas ou até melhorando.
O livro é lindo e passa mensagens importantes sobre amizade, sobre ajudar aqueles que nem mesmo conhecemos e sobre relações familiares. Mostra também que apesar de nossos problemas parecerem impossíveis de resolver, eles podem ser muito menores do que os de outras pessoas.
A única coisa que me incomodou um pouco foi a idade das personagens, pois em alguns momentos achei elas muito novas para fazer tudo que fizeram. Não que adolescentes sejam incapazes de grandes atos, mas apenas não é muito comum.
Ansiosa para ler Brilhos e ver como a vida de Nonie, Edie, Jenny e Crow – quatro garotas especiais – continua.


Nota: 4,8/5.

P.S.: Quero o vestido da capa pra mim, só que botaria o laço nas costas porque acho mais meigo. ^^

Camila Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário