Estante de Séries - s02e02 - How I Met Your Mother

, em segunda-feira, 26 de março de 2012 ,

Friends pode ficar marcada para sempre como a melhor série de comédia de todos os tempos para muitos, mas, sem dúvidas, How I Met Your Mother deve ficar conhecida como a mais bem estruturada.

Sei que muita gente pode chiar com a comparação, ainda mais vinda de alguém que não assistiu a todos os episódios de Friends, mas creio que a série de Rachel e Ross não foi feita com o grau de riqueza de detalhes que a longa e interminável narrativa de Ted Mosby sobre como conheceu a mãe de seus filhos.

Claramente bebendo da fonte de sua antecessora, a série narra o dia a dia de um grupo de amigos em Nova York, até que eventualmente descubramos como Ted Mosby conheceu sua esposa. A primeira namorada de Ted a ser apresentada (sendo que só vira namorada na Segunda Temporada) é Robin Scherbatsky, uma jornalista de origem canadense que passa a ser parte do grupo. Além dela, temos o casal de longa data Marshall Eriksen e Lilly Aldrin, que foram à mesma faculdade de Ted e são amigos de longa data. Por fim, caído meio que de pára-quedas, temos Barney Stinson o personagem mais Legen - wait for it - dary da série, um bon vivant que vive para pegar mulher e jogar laser tag.

Ter um elenco afiado e personagens carismáticos é obrigação de toda série, algo muito bem executado por HIMYM. O grande diferencial da série é a forma como seu roteiro é estruturado. Como a história é contada por um narrador em forma de flashbacks, o que vemos é a parcialidade do roteiro, que mostra o mundo de Ted e como as outras pessoas se encaixam nele. Além disso, a menção a certas situações em um episódio pode ser retomada tanto na semana seguinte como anos depois, como a Slap Bet (uma aposta que permite Marshall a dar 5 tapas em Barney a qualquer tempo e que até hoje não chegou ao fim) ou o caso da Slut Pumpkin (uma paixão de Halloween que Ted teve, que foi apresentada na Primeira Temporada e só foi revelada na atual Sétima Temporada).

Essa possibilidade de se abrir e retomar storylines e o fato de ela ser tão bem utilizada é o que torna a série tão boa e dá a impressão de constante releitura, com temas sendo reinseridos periodicamente. Além disso, isto possibilita reviver momentos marcantes para os fãs, pois muitos deles assistem o episódio e podem ser surpreendidos com aquele tapa que Marshall poderia dar em Barney de uma hora para outra.

Outro fato curioso é que, por ser uma história contada de pai pra filho, Ted acaba por narrar certos momentos de modo 'politicamente correto', sempre dizendo que 'comia um sanduíche' com Marshall e Lilly quando fumavam um baseado. Fora isso, ainda há os momentos em que a memória (a melhor que eu já vi, diga-se de passagem) falha e Ted esquece como aconteceu algo ou o nome de alguém.

E pra finalizar, não há como não falar em Barney. Ele é, de longe o personagem mais carismático da série, aquele que caiu no gosto do público e roubou a cena. Suas citações e seus 'bordões' grudam, afinal, quem nunca ouviu um 'Legendary' ou um 'Wait for it!' por aí? Ou mais recentemente um 'True Story'?. As suas histórias mirabolantes sempre geraram ótimos momentos, como suas demonstrações de seu livro de cantadas, sua defesa do 'Bro Code' ('O livro dos manos', ou algo assim) e muitos outros momentos.

Muitos desses momentos mostram outro cuidado da produção, que, sempre que um site esdrúxulo é citado por um dos personagens, o mesmo é publicado na internet e passa a existir de verdade.

Por esses e outros motivos, How I Met Your Mother já pode ser considerada um marco na TV Americana e, o melhor, com mais uma temporada garantida!

Pedro Neves

Nenhum comentário :

Postar um comentário