Resenha #34: Em Chamas - Suzanne Collins

, em sábado, 11 de fevereiro de 2012 ,
Editora: Rocco
Páginas: 413
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Depois de os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.


Bom... Vejamos... Eu não gostei tanto de Em Chamas, quanto de Jogos Vorazes e A Esperança Mockinjay, mas deste eu falo na próxima resenha.
E para quem não viu, tem resenha de Jogos Vorazes.

Katniss e Peeta voltaram para o Distrito 12, estão morando na vila dos campeões e é inverno.
A garota continua indo para a floresta e caçando, mesmo que sua amizade com Gale não esteja como antes e que ela não precise mais caçar para alimentar a família, pois precisa ficar sozinha no único lugar no qual se sente realmente bem.
Os vencedores da 74ª edição dos Jogos Vorazes estão esperando pelo tour anual, e continuam fingindo ser um casal. O que influenciou toda Panem, que não está mais quieta nas mãos do governo. Há distúrbios em alguns distritos e eles estão se espalhando.
O presidente Snow vai pessoalmente falar com Katniss para cobrar dela que acalme a população. Então eles viajam todo o país e, enfim, têm real noção da situação da população dos demais distritos, como todos estão sendo tolhidos e castigados.
Ao fim da turnê, é anunciado o 75º Jogo Voraz, que será o 3º Massacre Quaternário – edição especial dos jogos que ocorre a cada 25 anos. As regras do Massacre são decididas na época do embate e nesse ano é definido que os tributos serão escolhidos entre os vitoriosos de cada distrito, o que manda Katniss e Peeta de volta à Arena.
Daí para frente há uma nova preparação, e o grupo de tributos é bem mais variado, sendo composto por jovens, adultos e até idosos. Novas alianças são definidas e Katniss tem que aprender a confiar, ou ao menos trabalhar em conjunto, com pessoas que ela nunca viu, mas que Haymitch conhece.

E se eu disser mais, vai rolar spoiler adoidado.
Apesar de tudo que acontece, achei Em Chamas um pouco lento, comparado com Jogos Vorazes.
Tem alguns tributos bem estranhos, mas outros são legais e terão influência no final desta distopia.

Nota: 4/5.

Camila Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário