Resenha #30: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 03 - A Tormenta de Espadas

, em quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 ,
Autor: George R.R. Martin
Título: A Tormenta de Espadas
Ano de Publicação: 2011
Páginas: 884
Editora: LeYa


Depois de nos apresentar ao mundo e às personagens que criou em “A Guerra dos Tronos” e preparar o terreno em “A Fúria dos Reis”, George R. R. Martin nos presenteia com a melhor parte as série até agora.

Mantendo seu estilo narrativo, acompanhamos o desenvolvimento de vários cenários ao mesmo tempo.

Nas terras fluviais, vemos Robb e Catelyn tentando contornar o problema causado pelo erro do Jovem Lobo ao se deixar levar pelo amor pela jovem Jeyne Westerling. A ofensa aos Frey aparentemente foi resolvida, mas o resultado de toda a situação não pode ser dos melhores. Ao mesmo tempo, Jaime e Brienne rumam para Porto Real, buscando cumprir seu juramento a Catelyn, sem saber que ambos não serão mais os mesmos ao fim da jornada.

Enquanto isso, Arya segue com sua fuga de Harrenhal e acaba se encontrando com os foras da lei liderados por Beric Donadarrion e o feiticeiro Thoros de Myr, que parecem ser seu passaporte para casa, se não fosse pelo encontro com um antigo inimigo, ou seria um novo amigo?

Paralelamente, no Norte, Bran segue com Meera e Jojen Reed em busca do corvo de três olhos enquanto Jon Snow conhece Mance Rayder, o rei dos selvagens, que marcham para o sul em direção à Muralha, única defesa de Westeros, enquanto uma ameaça ainda maior ganha cada vez mais forças.

Em Porto Real, vemos a ‘paz’ que surge após a derrota de Stannis na Batalha do Água Negra, com os Lannister tendo que lidar com os Tyrell. Cersei vê em Margaery, prometida a Joffrey, uma ameaça real a seu poder enquanto Tyrion tem que lidar com seu pai e a irmã. Ao mesmo tempo Sansa vê uma luz ao se aproximar da avó da futura Rainha, ganhando esperanças de fugir das garras do Rei, sendo elas, porém, destruídas em seguida.

No Leste, Daenerys vai à Baía dos Escravos em busca de mais poder para sua ofensiva contra o Trono de Ferro e acaba descobrindo quem nem todos que a cercam são tão leais quanto dizem. Entretanto, mostra que a Mãe dos Dragões não vai descansar até ter o seu trono de volta.

“A Tormenta de Espadas” é um livro que lhe prende do começo ao fim em cada um dos núcleos desenvolvidos e satisfaz bastante até os mais xiitas fãs da série de livros. Só deixo um conselho: não tente torcer seu livro, pode ser que dele escorra um pouco dos rios de sangues derramados na saga!

Até a Próxima!
Pedro (@pedrohnmelo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário