Resenha #27: Um Dia - David Nicholls

, em sábado, 14 de janeiro de 2012 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2011

Sinopse (Skoob)

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


Emma Morley (Em) é uma espirituosa jovem cheia de ideais revolucionárias, faz questão de não parecer bonita como uma forma de protesto á ditadura da moda. Após a formatura é componente de uma pequena companhia de teatro, tem o sonho de ser uma famosa escritora, mas por um bom tempo teve que deixar o sonho de lado para encarar a dura lei da sobrevivência trabalhando em um restaurante de comida mexicana enquanto atuava. Com o passar dos anos Em se torna professora, consegue meios para tentar junto à uma grande editora publicar suas obras.

Dex é um jovem boêmio e rico. Tem uma forma completamente adversa de encarar a vida em relação a Emma. Após a faculdade ele decide viajar pelo mundo, saber o que se passa nos outros países, experimentar coisas novas, construir ideias quem sabe bebendo e frequentando festas u.u para um futuro que ele mesmo não é muito a fim de encarar e caso deseje encara-lo que seja da forma mais fácil.

A obra e genialmente escrita de forma que cada capítulo do livro corresponde à um dia de um ano diferente (sempre consecutivos, até um pouco antes do fim do livro), e faz o acompanhamento da vida de Dex e Em separadamente, como cada um à partir daquela noite juntos passaram a ter vidas completamente paradoxas e mesmo assim não conseguem esquecer e - mesmo tentando enganar-se - sentem que precisam um do outro. Claro que ás vezes, por ocasiões do destino nossos protagonistas se cruzaram.

Melhor parar por aqui antes que saiam spoilers rsrsr

Mas é claro que é preciso parabenizar David Nicholls, por ter feito o enredo fluir de uma maneira tão gostosa e prender o leitor à cada capítulo. Como o história atravessa várias gerações ele foi muito feliz em retratar a mudanças da sociedade a cada ano: vestuário, pensamentos, política, inovações tecnológicas. E acima de tudo construir dois personagens com tamanha habilidade e trabalhar a própria evolução de pensamento deles com o amadurecimento e passar das etapas da vida. Estou ansioso parar ler outras de suas obras.

Um romance que atravessa anos, décadas, séculos e milênios. 20 anos de uma fantástica história de amor.

@LuisHenriqueNTA

Nenhum comentário :

Postar um comentário