Cole Entrevista #1: Luciane Rangel

, em sábado, 21 de janeiro de 2012 ,

Vocês já pensaram em como seria entrevistar seus autores preferidos? E conhecer os autores brasileiros?

É isso que o Colecionadores de Histórias trará para vocês com sua nova coluna.



Luciane Rangel faz parte da geração que conheceu e se encantou com a cultura japonesa, que até hoje vem se espalhando por todos os continentes. Aprendeu com a criatividade oriental a desenvolver histórias originais, cativantes e bem estruturadas que logo repercutiram pelos fóruns e sites de relacionamento da web.
Tem 28 anos, cursou Magistério no Ensino Médio, formou-se em Direito e hoje é professora.

Seus contatos são:
lucynha_rj@yahoo.com.br
escritora@lucianerangel.com
@lucyrangel


1.    Conte um pouco sobre você.
Bem, moro no Rio de Janeiro, tenho 28 anos, trabalho como professora e estou cursando Letras - Português/Japonês na UERJ. Sou formada em Direito, mas não exerço, já que minhas paixões são os livros e o magistério. Amo animais, atuo como protetora, e tenho dois virinhas lindos: o Guga, de 13 anos, e a Sussu, de 1 ano e meio, que pensa que é pitbull.

2.    Como você entrou no universo dos escritores?
Comecei como ficwritter. Na verdade, escrevo desde 2003, inicialmente com fanfics de anime, mas logo passei para as histórias originais. Apenas em 2007 comecei a publicar minhas histórias na internet (e justamente com Guardians). O sucesso foi inesperado, e, atendendo aos pedidos dos leitores da internet, publiquei a história em livro. Inicialmente, era algo apenas para que os fãs pudessem ter a história “física” em livro, mas, novamente, me surpreendi ao ver Guardians alcançando um novo público.

3.    Como é a busca por editoras?
Trabalhosa! Geralmente existem dois caminhos: o primeiro é enviar o original para editoras “tradicionais” e ter muita paciência e esperança de que alguém chegue a ler (o volume de livros que eles recebem é grande demais. Portanto, muita coisa nem chega a ser lida) e goste. E o segundo é buscar orçamento em editoras pagas, que foi o que eu fiz. Ainda assim, é um exercício de paciência. Muitos pedidos de orçamento que fiz nem foram respondidos, outros me apresentaram preços absurdos. Quando achei uma que se enquadrava no que eu esperava, fui atrás de outros autores que já publicavam lá, pra perguntar sobre o trabalho... enfim, é um pouco trabalhoso. Mas, graças a Deus, encontrei uma editora com um preço justo, ótimo tratamento e trabalho de qualidade, que é a Lexia.

4.    O que te inspira para escrever?
Escritores são meio doidos, sabe? Logo, tudo pode ser base pra inspiração rs. Pessoas, situações, filmes, desenhos, mangás, livros... De onde menos se espera vem aquele pensamento de “vou escrever sobre isso!” rs

5.    Quais dicas você daria para quem quer escrever profissionalmente?
Pratique MUITO. Antes de se aventurar a publicar algo, brinque muito de escrever. A internet é ótima pra isso, para iniciar a publicação de textos e ver a reação do público. Tire dúvidas, pesquise sobre os temas que vai usar, estude... Sempre digo que escrever é muito mais do que vomitar palavras num papel. É preciso disciplina e muito estudo e esforço.

6.    Que autor (es) serve (m) de fonte de idéias para você?
Gosto de vários autores, mas não sei se poderia citá-los como fonte de ideias, pois meus autores preferidos escrevem estilos bem diferentes do meu rs. Gosto de Khaled Hosseini, Luiz Fernando Veríssimo, Dan Brown, entre muitos outros.

7.    Que tipo de literatura te atrai mais?
Gosto de histórias de aventura e ficção.

8.    Há novos livros em andamento? O que podemos esperar para o futuro?
Tenho algumas histórias iniciadas, mas ainda sem nada certo para futuras publicações. Atualmente estou muito envolvida na divulgação de Guardians.

9.    Tem algum livro que você leu e não esquecerá jamais?
Muitos! A Cidade do Sol, A Revolução dos bichos, Anjos e demônios, Pollyanna, Marley e Eu... Só 5 tá bom, né? Senão passo o dia inteiro aqui escrevendo nomes de livros inesquecíveis rs.

10.  E que personagem (ns) você considera inesquecível (eis)?
Para mim, foi a Mariam, de “A Cidade do Sol” (Khaled Hosseini).

11.  Quer deixar alguma mensagem aos Colecionadores de Histórias?
Quero agradecer a todos os meus leitores pelo carinho e deixar um beijo especial para todos vocês! =)

Nenhum comentário :

Postar um comentário