Resenha #21: Ella Enfeitiçada - Gail Carson Levine

, em terça-feira, 27 de dezembro de 2011 ,
Editora: Rocco
Páginas: 235
Ano: 2004

Sinopse (Skoob):
A história de Ella enfeitiçada começa no dia do nascimento de uma jovem que recebe o "dom da obediência" de uma de suas fadas-madrinhas, a temperamental Lucinda. Infelizmente, o presente revela-se uma maldição, já que Ella passa a ser obrigada a fazer tudo que lhe ordenam, por mais perigosas que tais imposições possam ser. E o que é pior, não consegue nunca retardar o cumprimento da ordem por muito tempo. Mesmo poucos minutos significam uma luta desesperada. Pois bem, em vez de torná-la dócil o feitiço fez dela uma pessoa rebelde. A situação agrava-se depois que o pai da garota se casa com uma mulher cruel que tem duas filhas mimadas e dispostas a tudo para humilhar a nova irmã. Determinada a encontrar Lucinda e convencê-la a retirar o encantamento, Ella acaba conhecendo o jovem príncipe Charmont, que se apaixona pela moça.
Um excepcional conto de fadas, com direito a ogros, gigantes, elfos, sapatos de cristal, carruagens, encantos, madrastas malvadas, amores à primeira vista, magia e encantamento. Uma linda história sobre a busca da independência e da maturidade, e, principalmente, sobre a importância do amor, Ella enfeitiçada virou filme protagonizado pela atriz Anne Hathaway dirigido por Tommy O’Haver, com roteiro de Karen McCullha Lutz e Kirsten Smith.
Deliciosa e inesquecível versão de Cinderela, o primeiro livro infantil de Gail Carson Levine, Ella enfeitiçada, recebeu, em 1998, o Newberry Honor Book. Gail também é autora de muitos outros livros, todos sempre bem recebidos pela crítica e pelo público. Dave at night, por exemplo, foi incluído na lista Notable Book for Young adults.


Cinderela com um dom a mais: a obediência.
Quando Ella nasceu, uma fada veio visitá-la. Essa fada sempre apareceu em batizados, nascimentos e casamentos e dava dons que pareciam ótimos para ela, mas que se tornavam o martírio das pessoas que os recebiam. A fada do desastre se chama Lucinda e deu a Ella o dom da obediência.
Para a sorte da criança, apenas Mandy – a cozinheira – e sua mãe estavam presentes quando Lucinda deu o dom. Elas tentaram convencer a fada a desfazer o encanto, mas nada a demoveu.
Qualquer um poderia controlar a pobre menina com uma simples ordem, e Ella se deu conta disso em seu aniversário de cinco anos, quando Mandy, sem pensar, lhe mandou comer o bolo.
Ella não podia ignorar ordens diretas, nem mesmo conseguia lutar contra elas, pois passava mal. Pedidos eram ignorados com facilidade, mas ordens eram cumpridas por mais que Ella tentasse desobedecer. Além disso, depois de – aos 8 anos – contar a uma amiga sobre o encanto, Ella passou por maus bocados. Daí em diante ela não contou para mais ninguém sobre seu fardo.
Então a mãe de Ella faleceu, e a jovem passou a contar apenas com os empregados da casa, pois seu pai estava sempre viajando. Foi no enterro da mãe que Ella conheceu o príncipe do reino, Charmont, e travou com ele uma boa amizade. Eles eram parentes de alguma forma e todos gostavam da mãe de Ella.
Algum tempo depois, sir Peter, pai de Ella, resolveu casar novamente e escolheu uma mulher com duas filhas, que viriam a ser as meias-irmãs de Ella: Hattie – insuportavelmente fútil, esperta e aproveitadora – e Olive – um tanto abobalhada. Além de tudo, as duas ainda eram glutonas e capazes de comer mais do que um gigante poderia.
Então as três garotas foram mandadas a um colégio que as faria verdadeiras damas. Lá Ella fez sua primeira amizade verdadeira com uma garota e se destacou, não porque quisesse e sim porque as professoras ordenavam as tarefas, de modo que ela fazia tudo exatamente como mandado.

Ella recebe o dom da obediência e se torna rebelde. Passa por muitos problemas durante sua infância e adolescência e supera a todos. Empreende uma busca por Lucinda, na tentativa de fazê-la retirar o encanto – e aí vocês terão que ler para descobrir o que acontece.
Tem também o príncipe Charmont, cobiçado por todas as garotas do reino e amigo de Ella.
Sir Peter, o pai mais ausente de todos e... Ah! Nem sei como descrevê-lo, pois ele é muito insípido e aparece apenas para atrapalhar a vida da própria fila. ¬¬

Eu queria ter assistido novamente o filme Uma Garota Encantada, produzido pela Miramax e estrelado por Anne Hathaway, para fazer uma comparação digna. Mas não tenho o DVD e não tive tempo de alugar. Apenas posso dizer que pelo que me lembro, o filme é fiel ao livro.

Então, dessa vez, são duas dicas em uma: leiam o livro e assistam ao filme. Ambos são ótimos!

Nota: 5/5.

Nenhum comentário :

Postar um comentário