Estante de Séries - s01e06 - Fim de Ano (Parte II)

, em segunda-feira, 19 de dezembro de 2011 ,

Depois da lista das melhores novas séries, continuamos as comemorações de fim de ano com as melhores séries veteranas de 2011. Dessa vez não vou fazer um ranking, pois todas as séries citadas fizeram uma temporada exemplar neste ano que passou e apenas comentá-las é o bastante.

(Lembrando que serão levados em contas os episódios exibidos em 2011, seja na temporada 2010-2011, seja na 2011-2012)

Melhores Veteranas de 2011

Grey’s Anatomy

Para uma série que chegou na sua 7ª e posterior 8ª temporada, muitos diziam que Grey’s já tinha dado o que tinha que dar, que a série já estava no ar fazia muito tempo e que era hora de se chegar a um fim. Pura baboseira.

Apesar do final morno da sétima temporada, ela nos trouxe momentos memoráveis, como o famigerado episódio musical, que gerou discussões acaloradas pelo fandom e uma polêmica inevitável.

Porém, foi com a 8ª temporada que Shonda Rhimes, criadora e roteirista da série, mostrou que ainda tem muita lenha pra queimar e muita tragédia para acontecer no Seattle Grace Mercy Death West. Com todos os episódios exibidos na temporada apresentando um excelente nível de qualidade, voltamos a ter aquela velha Grey’s das primeiras temporadas, com um dramalhão pra ninguém botar defeito, mas com ótimas doses de humor.

Parks and Recreation

Série já bastante elogiada por mim anteriormente, Parks é, sem dúvida, a melhor comédia em exibição na TV americana atualmente e 2011 foi o ano de sua consolidação como tal.

O trabalho de Amy Poehler tanto na frente como por trás da câmera gera um resultado fantástico, que, aos poucos, vem construindo uma mitologia rica em cenários e personagens, como a apresentadora Joan Calamezzo, Jean Ralphio e o mini-cavalo (e não pônei) Lil’ Sebastian, que, apesar de não estrelarem a série estão lá para acrescentar.

Destaque para os ótimos episódios da 3ª temporada “Harvest Festival”, “Lil’ Sebastian” (um dos Season Finale do ano) e, da 4ª, “Pawnee Rangers”, “The Trial of Leslie Knope” e “Citizen Knope”.

The Good Wife

Para os fãs de um bom drama jurídico, The Good Wife vem sendo há algum tempo uma excelente pedida. A trama gira em torno da vida de Alicia Florrick, a esposa do Procurador Geral do Estado que se envolve em um escândalo sexual que força a, até então, dona de casa em tempo integral a tirar o diploma da parede e voltar à advocacia.

Misturando uma história linear com o ‘caso da semana’, a série consegue manter-se criativa, com casos que não caem no marasmo e nem se tornam repetitivos.

Outro ponto alto está no elenco, tanto na atuação aclamada de Juliana Margulies como a ‘boa esposa’, como no elenco coadjuvante, com destaque para Christine Baranski como Diane Lockhart, Archie Panjabi como a misteriosa Kalinda Sharma e Alam Cumming como Eli Gold.

How I Met Your Mother

Outra série que vinha mostrando sinais de desgaste, mas que voltou com tudo, How I Met Your Mother continua sendo aquela comédia que, em determinados momentos, chega a ser surreal, com situações extremamente irreais, mas que diverte como poucas.

O que mudou foi que os roteiristas passaram a aplicar doses de drama cada vez maiores, principalmente no tocante aos relacionamentos dos personagens, dando uma cara renovada à série e trazendo um novo espírito à ela.

Esse novo estilo ‘dramédia’ de HIMYM gerou momentos excelentes e mostrou que os filhos de Ted podem esperar algum tempo ainda até saberem, de fato, como seu pai conheceu sua mãe.

American Idol

O exemplo de superação do ano, um dos reality shows mais famosos do mundo que, vindo de uma temporada fraca que, somada com a saída de Simon Cowell do painel de jurados, parecia condenado à decadência, se reergueu como uma fênix e nos deu uma de suas melhores temporadas.

A escolha do novo júri do Idol foi uma das escolhas mais acertadas na TV esse ano. Jennifer Lopez e Steven Tyler, do Aerosmith, renovaram de maneira ímpar o programa e foram, sem dúvidas, a maior atração dele.

Devemos fazer justiça aos candidatos também, nomes como Pia Toscano, Casey Abrams e James Durbin surpreenderam muito, apesar de nenhum deles ter chegado à final, muito insossa, diga-se de passagem, entre Scotty McCrery e Lauren Alaina, mas que não tirou o brilho desta edição do Idol.

Menção Honrosa – Glee

Ok. Glee passaria longe de qualquer lista de melhores do ano, mas eu gostaria de ressaltar um fato curioso: como a contratação de novos roteiristas afeta diretamente a qualidade de uma série de TV.

Depois de uma segunda temporada bastante criticada, principalmente pelas inconsistências cada vez mais bizarras em seu roteiro, a produção de Glee foi reforçada com um novo time de roteiristas. O resultado foi uma terceira temporada até agora impecável, com direito a ótimos números musicais e com uma história linear para deixar descrente e feliz qualquer um que acompanhe a série.

E esta é a lista, lembrando que eu não assisto a todas as séries do mundo e séries que eu sei que fariam a lista não estão aqui, como Boardwalk Empire e Breaking Bad, por exemplo. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário