Estante de Séries s01e03 - Parks and Recreation

, em segunda-feira, 28 de novembro de 2011 ,

Estante de Séries – s01e03 – Parks and Recreation


O sonho de muita gente por aí é, depois da faculdade, conseguir passar em um bom concurso e trabalhar como funcionário público, por conta de muitos benefícios. Pois bem, confie em mim quando eu digo que o melhor emprego público está um pouco longe, no Departamento de Parques e Recreação da Prefeitura da Pawnee, Indiana, nos Estados Unidos.

Nascida da genialidade de Amy Poehler, que roteiriza e protagoniza a série, Parks and Recreation é uma enorme sátira ao funcionalismo público, que parece ser tão deturpado lá nos EUA como é aqui no Brasil.

Acompanhamos o dia a dia do já citado Departamento de Parques e Recreação, que nunca foi levado tão a sério na fictícia Pawnee. O foco principal está em Leslie Knope, a vice-diretora do departamento, uma mulher extremamente empolgada em servir à coletividade, que vê o funcionalismo público como uma missão e idolatra figuras como Hilary Clinton e Margareth Thatcher. Toda a empolgação de Leslie contrasta com seus demais companheiros de trabalho, que não estão nem um pouco se importando com suas responsabilidades e vão sempre empurrando tudo com a barriga.

Apesar de Poehler ser o coração da série com sua Leslie, o elenco coadjuvante também é sensacional. Personagens como Ron Swanson (o chefe do departamento que acredita que o Estado é inútil), April Ludgate (a estagiária que é um poço sem fundo de sarcasmo) e Tom Haverford (o assistente de Leslie) fazem de Parks uma comédia ainda melhor de se ver.

Outro ponto forte é a própria cidade de Pawnee, criada para ambientar a série. Tudo sobre a cidade é engraçado, desde a própria prefeitura à sua história, passando dos locais característicos e chegando à idolatria a Little Sebastian, o mini-cavalo (e não, ele não é um pônei).

Atualmente em sua Quarta Temporada (a Primeira com apenas 06 episódios), Parks and Recreation tem conseguido ótima receptividade da crítica, sendo considerada por muitos a melhor comédia em exibição na TV americana. O fato é que vale a pena dar uma chance e conhecer Pawnee, “Primeira em Amizade, Quarta em Obesidade”.

P.S.: O que diabos Parks and Recreation tem a ver com livros?

No início da Quarta Temporada, Leslie lançou um livro contando tudo sobre Pawnee, desde fatos históricos a curiosidades, que foi publicado nos EUA pela Hyperion Books. Um prato cheio para todos os fãs da série, “Pawnee, The Greatest Town In America” (sem previsão para lançamento no Brasil) é uma leitura agradável e imperdível.

Mais sobre séries? É só me seguir no Twitter (@pedroshk)

Pedro Neves

Nenhum comentário :

Postar um comentário