Do Livro para a Telona: Fancast #1

, em sexta-feira, 11 de novembro de 2011 ,
Para que essa coluna não fique na mesmice (sabe, eu chego, escolho um livro que transformaram em filme, e falo como destruíram a história ou me fizeram dar gritinhos de emoção), venho aqui apresentar-vos às alegrias do FANCAST!

Antes de mais nada, vou explicar o que é fancast: neologismo em inglês unindo as palavras "fan" (que é "fã", mesmo, que legal, né) e "cast" (que pode signinicar "elenco"). Basicamente, fancast é um elenco escolhido pelos fãs. Sabe quando você e o seu amigo estão sem mais nada para fazer e começam a discutir que ator ficaria legal em um live action do seu jogo/anime/cartoon/livro favorito? Pois é, é exatamente isso. E acreditem, aqui por essas bandas da internet, esse negócio é levado a sério.

Sem brincadeira, o Tumblr e o LiveJournal são praticamente zonas de guerra para fãs discutirem quem seria a melhor Bella ou o melhor Edward ou o melhor Peeta ou a melhor Katniss - tá, cês me entenderam.

Dito isto, a primeira seção de fancast do Colecionadores de História será para a série de livros...

...aposto como todo mundo acertou mas, para o caso de alguém ter vivido numa caverna pelos últimos cinco anos, a imagem acima é uma montagem legal com as capas de todos os livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan. Que, inclusive, já tem um filme. Pena que eu - e 99,9% dos fãs dos livros - não esteja satisfeita com ele. Prometo que ainda vou escrever todo um estudo acadêmico sobre como o filme do "Ladrão de Raios" foi uma falha miserável na história do cinema e uma afronta ao orgulho e o sentimento delicado dos fãs, mas primeiro vamos fazer esse fancast feliz e tirar do meu peito a minha decepção com o elenco, okay?

Pensem nisso como uma terapia de grupo!

Ahem. Comecemos pelo protagonista:

PERCY JACKSON REPRESENTADO NO FILME POR LOGAN LERMAN

Vamos começar pelo fato de que todo mundo nesses livros - e nos livros da série seguinte - concordam em classificar Percy como "bonito". Aliás, tem uma menina no "Filho de Netuno" que, ao encontrar com nosso amigo pela primeira vez, quase o confundiu com um deus, então... Dá pra saber o nível da coisa, né? Tirando isso do caminho, vamos aos fatos: garoto caucasiano de cabelos negros como a graúna (depois surgiu uma mecha branca neles por circunstâncias especiais), olhos verde-mar-profundo, que ficou bem musculosinho depois de uns anos treinando com filhos de Áries. Tratando-se de personalidade, é espertinho, sarcástico, destemido e adora desafiar ordens. No primeiro livro, tinha treze anos.

A resposta da Disney foi a contratação do Logan Lerman.

Foi a única coisa boa desse filme (bom, tem o Jake Abel, também, depois comento dele). Podia até ter outras opções para o personagem na minha cabeça, mas o Logan apagou todas elas, ocupou o trono e não tem mais como eu pensar no Percy sem pensar no Logan. Não sei vocês, mas eu estou absolutamente satisfeita.

Próximo!

ANNABETH CHASE REPRESENTADA NO FILME POR ALEXANDRA DADDARIO

Essa aqui foi uma das grandes WHAT THE HELL do filme. Acompanhem o raciocínio:

Annabeth é uma menina (negrito necessário) LOIRA (caps lock necesssário), com o cabelo meio enrolado de princesa que ela geralmente deixa amarrado num rabo de cavalo. Parece uma garota típica californiana (sabe, loira, bronzeada, bonita-pra-caramba), mas tem uns olhos azuis-cinzentos que desfazem essa ilusão. Aí vem a Disney e me bota a Alexandra Daddario pra fazer a personagem.

Como disse minha grande amiga Isadora, no meio do filme: "eu esperando a Annabeth, e eles colocam Xena, a Princesa Guerreira".

A Alexandra é uma moça muito linda, tem toda a vibe grega do negócio, e é uma atriz competente. Mas se o Logan já parece ter uns dezessete anos pra um personagem que deveria ter treze, e enquanto a gente pode relevar algumas coisas por causa da liberdade criativa do cinema, pelamordosdeuses, a Alexandra tem claramente mais de vinte anos, né.

Opções viáveis que foram friamente descartadas pelas empresas envolvidas, também conhecidas como "minhas opções de fancast":

Agora para a segunda decepção de elenco:

GROVER UNDERWOOD REPRESENTADO NO FILME POR BRANDON T. JACKSON

Vou começar o meu comentário dizendo que eu não sou racista e, considerando que a coisa que faz a cor da nossa pele ser diferente dentro da espécie é menos de 0,0000000001% do nosso código genético, ser negro ou branco ou amarelo ou vermelho ou azul é realmente irrelevante para o andamento do universo. Tendo esclarecido isso, POR QUE DIABOS COLOCARAM ESSE ATOR PRA REPRESENTAR O GROVER? Sério. Mixplica.

Pera, pera, deixa eu ler aqui o meu "Ladrão de Raios" pra pegar a descrição exata: tá, ele é descrito como um sátiro alto, com cabelo encaracolado ruivo, olhos castanhos, chifres pequenos na cabeça, uma barbicha no queixo, pernas de bode peludas castanhas, e é caucasiano. Por mais que você vire a sua cabeça pro lado para ver essa situação por outro ângulo, não tem como o Brando T. Jackson ser o Grover, galera.


Era para ser o Senhor Tumnus de Nárnia. Ou o Elijah Wood (Frodo do Senhor dos Anéis), de lentes de contato.


Certo, falamos dos personagens principais. Eu nem discordo muito da galera que foi escolhida para o restante do elenco... Tá, eu discordo. Deixa eu fazer uma lista decente aqui:

ESCOLHAS DECENTES
*O Sean Bean é realmente a melhor opção para Zeus (se bem que o Liam Neeson foi muito bem em papel semelhante no "Duelo de Titãs", hein)
*A Uma Thurman arrasou de Medusa.
*Pierce Brosnan Fez um ótemo Quíron.
*Jake Abel foi o Luke perfeito. Dei gritinhos de fangirl quando vi o cara na tela, nem minto.

ESCOLHAS MEDÍOCRES
*Sally Jackson. Era pra ser uma mulher deslumbrante, e puseram a Catherine Keener sem nem arrumar o cabelo dela. Ela nem é feia, mas deixaram ela feia no filme. E meio sem sal, também. Tinham que ter posto alguém nível Jennifer Connelly, ou Elizabeth Hurley, ou a Rachel Weisz. Sei lá, tantas opções.
*Poseidon. Gente. Era pra ser tipo o GERARD BUTLER. Não o Kevin McKidd. Nããão. Compara aê:

*Persefone e Hades tavam um horror, mas mais pelo roteiro nojento do que pelos atores em si. Só acho que a Persefone podia ter sido mais bonitona, tipo a gatona da Kat Graham. E não faria mal o Alan Rickman ou o Johnny Depp de Hades, porque o Steve Coogan, nas palavras da galera que foi assistir o filme comigo e da equipe de dublagem, tava mais parecendo o Zé Ramalho das trevas.

ESCOLHAS QUE NÃO ACONTECERAM
*Cadê a Clarisse, nééé? Personagem importante ignorada no primeiro filme, tsc tsc, Eragon feelings, hein? Bom, é pra ser uma menina grande e com aparência feroz, deixa eu pensar um instante. Pode ser a Alyson Stoner; apesar dela não ter a constituição de brutamontes da Clarisse, tem aquela atitude agressiva!
*Cadê o CRONOS, NÉÉÉ? Esse aqui tinha que ser computação gráfica mas, ainda assim, tá faltando.

ESCOLHAS QUE AINDA VÃO ACONTECER
*Já que vão continuar a filmar esses filmes, que os deuses nos protejam... Lá vai meu dream cast para algum dos meus personagens mais queridos:

NICO DI ANGELO - Eu achava o Josh Hutcherson em Pontes para Teratibia MUITO parecido com o Nico, mas hoje em dia o cara é o Peeta de Hunger Games, então, como eu estou apaixonada pelo Dakota Goyo desde "Gigantes de Aço", ele daria um bom Nico... Se tivesse o cabelo e os olhos escuros. Ai ai. Tem o Cameron Boyce, o Greyson Chance (meu favorito), o Dylan Everett, o Matthew Knight, depende da idade que vão por pro menino. Em questão de "filho da morte", o Seamus Davey-Fitzpatrick tem uma cara de alma do além muito linda.

ARTEMIS - Molly Quinn. Fim de papo.

RACHEL ELIZABETH DARE - A Dakota Blue Richards!


Nossa, pensando agora, tem gente pra caramba nesse negócio. Não tenho mais nem ideia pra quem possa fazer qual personagem. Cês não querem me ajudar com isso, não? Concordem ou discordem, e ofereçam suas próprias opções para os personagens de Percy Jackson!

P.S.: Enquanto eu escrevia isso, descobri que o Gerarg Butler tá dublando o Soluço de novo. Ou seja, vai ter outro filme de Como Treinar o seu Dragão! #feliz


Larissa Justo

Nenhum comentário :

Postar um comentário