O Mágico de Oz - L. Frank Baum

, em quinta-feira, 8 de setembro de 2011 ,
Sinopse (tirada do Skoob):
A casa de uma menina que vive no interior do kansas é envolvida por um tornado, Sendo transportada para a terra de oz, Dorothy se aventura pelo colorido e novo mundo que acaba de descobrir. Tentando voltar para casa conhece pelo caminho um espantalho,um leão e um homem de lata, os quatro se unem, para encontrar o mágico de Oz, que poderá realizar os seus mais íntimos desejos.A historia do Mágico de Oz é bastante conhecida por todo o mundo.


OK. Sobre o Mágico de Oz tenho muitos comentários a fazer...
O primeiro deles é, na realidade, uma pergunta: de onde foi que todas as pessoas que fizeram adaptações da Dorothy tiraram aqueles sapatinhos vermelhos? No livro eles são prata, PRATA! E não mudam de cor em momento algum. Passei toda a minha leitura esperando que eles mudassem de cor pra justificar a caracterização das adaptações, mas isso não aconteceu.
Agora sobre as cidades do país de Oz. A cidade dos Munchkins, onde a casa de Dorothy cai é azul, com pessoinhas azuis e roupas azuis e casas azuis, daí eu só consegui pensar nos Smurfs. Quando o grupo de viajantes chega perto da Cidade das Esmeraldas tudo vai ficando verde, há balas verdes, pipoca verde, sapatos verdes... É uma overdose de verde. Na terra da Bruxa Má do Oeste, os Winkies e tudo que se relaciona a eles é amarelo, então temos mais uma overdose monocromática. Daí vamos para a cidade dos Quadlings e lá tudo é vermelho – nesse momento, veio à minha mente a música “meu coração é vermelho, de vermelho vive o coração...”
Bom... O Mágico de Oz é o personagem mais troll otário que já vi até hoje. Ele faz umas coisas que... Ah sei lá... Vou falar de como ele aparece e o que pensei em cada momento. Primeiro ele surge como uma enorme cabeça careca que fala e eu só lembrei do Zordon das primeiras fases de Power Rangers. Depois vem como uma dama em um vestido verde e uma coroa de esmeraldas sobre os cachos verdes, o que me lembrou a carta Bosque da Sakura é o anime/mangá SCC mesmo. Daí ele aparece como um monstro cheio de braços e pernas. E por último como uma bola de fogo que só me fez pensar no Sauron Senhor dos Anéis feelings.
E as outras figuras que me fizeram pensar besteiras marcaram: a Bruxa Má do Oeste que tinha um olho só e servos lobos me fez pensar na Feiticeira de Nárnia; a árvore que eles enfrentam no caminho para a cidade dos Quadlings me lembrou o Salgueiro Lutador Harry Potter feelings; e a aranha que o Leão enfrenta me remeteu à Aragogue Harry Potter feelings again.

O livro é bom e me fez rir. A história é fofinha e bem leve, super indicada – acho eu – para crianças que estejam começando seu mergulho pelo mundo da leitura.
Passa umas lições legais sobre inteligência, bondade e coragem – como as vezes achamos que não somos nada disso, mas se pensarmos em nossas ações nós mostramos exatamente todas elas. E também mostra que devemos lutar por nossos sonhos. Sempre.

Nota: 3/5.

E para provar que eu pensei mesmo tudo o que disse:

Nenhum comentário :

Postar um comentário