Em Cartaz #02: Os Smurfs

, em sábado, 10 de setembro de 2011 ,
Vou “smurfar” muito aqui! Quero minha vida azul agora, que nem os Smurfs fofíssimos do filme: Papai Smurf, Gênio, Arrojado, Ranzinza, Smurfette (Kate Perry) e Desastrado (/Camila Araújo only).

Além desses seis smurfs, temos outros dois personagens principais: os humanos Patrick e Grace Winslow. Os atores são Neil Patrick Harris (o Barney de How I Met Your Mother) e Jayma Mays (a Emma de Glee). Ainda, há o vilão Gargamel (Hank Azaria, ator que dá a voz em inglês a praticamente todos os personagens de Os Simpsons) e a participação mais que especial de Sofia Vergara (a Gloria de Modern Family), no papel do Odile, uma ríspida e decidida executiva de uma famosa grife da 5ª Avenida nova-iorquina.
A vila dos Smurfs fica no meio de uma floresta encantada, protegida do malvado bruxo meio burro Gargamel e seu gato Cruel (um gato muito evil! Ele faz umas caras que dá até medo ^^) por uma barreira mágica feita pelo Papai Smurf.
O feiticeiro vive querendo pegar todos os Smurfs para retirar sua essência e ficar super poderoso – sua principal vítima é a Smurfette, que foi criada por ele para enganar os Smurfs, mas passou para o lado azul da força depois do Papai Smurf jogar um feitiço nela.
No início da trama, estão todas as pessoinhas azuis ensaiando para o Festival da Lua Azul, quando Desastrado (os Smurfs são nomeados por suas “qualidades” mais marcantes) sai para colher algumas raízes, mesmo contra as instruções do Papai Smurf, fato que acaba chamando a atenção de Gargamel.
Cruel, desta forma, acaba por achar Desastrado no meio da floresta e corre desesperadamente atrás dele, sendo seguido pelo bruxo. Para fugir, Desastrado se vê obrigado a passar pela barreira, mas é seguido pelo malvado mago e seu gato. Ao ver o feiticeiro, todos os Smurfs correm para se esconder, o que não impede Gargamel de destruir várias casas do vilarejo.
Gargamel está atrás do Papai Smurf e de Smurfette e, para escapar de suas garras, os dois Smurfs, na companhia de Gênio, Arrojado, Ranzinza e Desastrado, acabam passando pelo portal aberto pela Lua Azul (literalmente).
O sexteto, então, se vê em plena Nova York dos dias de hoje, um mundo desconhecido e bem diferente do que estão acostumados, com toda uma parafernália tecnológica totalmente desconhecida pelas criaturas azuis, o que garante algumas risadas ao longo do filme.
Por causa da imperícia e da falta de equilíbrio de Desastrado, os seis acabam parando no apartamento de Patrick e Grace, causando o esperado estranhamento inicial quando os habitantes dos dois mundos se encontram pela primeira vez.
Gargamel e Cruel, como não poderia deixar de ser, também conseguem passar o portal, e em seu intuito destruidor, capturam Papai Smurf para tirar-lhe a essência. Entretanto, não esperavam pelo contra-ataque das criaturinhas azuis, que, em conjunto, demonstram todo seu “poder azul” (parece propaganda de sabão em pó).
Deve-se dizer que Os Smurfs não é um filme feito para os jovens de 20 a 30 anos que passaram a infância vendo os desenhos na TV Globo. É um filme radicalmente feito para o público infantil, mas infantil mesmo, e de pouca idade: a história e as piadas são bem simples, o ritmo é agitado, a lição moral é descomplicada. Há, aqui e ali, algumas citações para que o público adulto não se sinta tão entediado - como Smurfette recitando "I Kissed a Girl and I Like It".
O primeiro ato na aldeia dos Smurfs também é bem divertido, exatamente como era no desenho, e com um 3D muito bem aplicado, diga-se de passagem.

A meu ver, há dúzias de personagens que poderiam gerar momentos muito legais (como o Smurf Narrador, que é uma sacada muito boa), mas a ida para o "mundo real" retira grande parte dessa possibilidade (inclusive no 3D, que foi bem melhor aproveitado no início do filme, com as cenas da floresta). Se os cineastas tivessem passado mais tempo no mundo mágico, o resultado poderia ter sido bem mais agradável ao público mais crescidinho, que assistiu à versão original.

Camila Araújo e Vinícius Barros (@viniciusbarros)

Texto começado por um e terminado por outro. Acho que dá pra perceber quem fez que parte. ^^
E na foto lá de cima sou eu e minha Smurfette que tenho desde pequenininha. =)

Nenhum comentário :

Postar um comentário