As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro Um – Guerra dos Tronos

, em quinta-feira, 25 de agosto de 2011 ,
Como provavelmente 99% das pessoas que hoje se perdem nas centenas de páginas dos livros escritos por George R. R. Martin, descobri a existência da obra épica por conta do (merecidamente) aclamado seriado da HBO baseado na obra.
Pois bem, assisti a toda a primeira temporada de Game of Thrones antes de começar a ler, de fato, o primeiro livro e não me arrependo nem um pouco disso. A leitura inicial é, para os não iniciados no universo dos Sete Reinos, um pouco confusa. São centenas de personagens jogados na cara do leitor um após o outro e é, realmente, um pouco complicado se familiarizar com todos eles logo de cara e não confundi-los. O fato de ter visto a série de TV antes, ajudou a construir toda uma estrutura do mundo do livro, além de uma árvore genealógica das personagens.
Após o ‘choque’ inicial, e já adaptado ao estilo de escrita do autor, o que se vê é uma saga épica com proporções enormes, onde, em um primeiro momento, o mítico é apenas isso, mítico, e está longe de se tornar realidade: uma obra de fantasia onde a magia é coisa do passado. Assim, sem se apegar ao fantástico, Guerra dos Tronos é, antes de tudo, uma trama política, cheia de conspirações e reviravoltas que surpreendem até os leitores mais experientes que sempre adivinham o que vai acontecer antes de acontecer.
Outro ponto forte no livro e na série em si, são as personagens, que apesar de muitas, são capazes de fazer o leitor se apegar a cada uma delas, nem que seja para nutrir um ódio extremo. O fato de o livro ser contado na perspectiva de várias das personagens de maneira alternada tem justamente este efeito, faz o leitor se afeiçoar um pouco com cada uma delas, entender o que as motiva a agir da forma que agem.
De certo modo, o que se vê é uma tentativa de fazer com que não se tenha um vilão na série, pois por mais sujos e errados que sejam certos atos de algumas personagens, eles sempre parecem ter um motivo que explique tudo aquilo. Porém, alguns casos estão além de qualquer desculpa ou justificativa e a aversão é inevitável.
As tramas, no livro, ocorrem de maneira praticamente independente, cada uma tomando seu rumo, porém com uma tênue linha as unindo, a algumas delas de maneira decisiva e a outras nem tanto.
Há, ainda, muito o que se falar sobre Guerra dos Tronos e a série Crônicas de Gelo e Fogo, mas isso continua em outros textos sobre o assunto. Mas uma coisa é certa: apesar de tardiamente descoberta, a saga é uma obra para entrar na lista de grandes sagas junto com Senhor dos Anéis e Harry Potter.

Texto de Pedro Neves (@pedroshk)

Nenhum comentário :

Postar um comentário